» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como Dar Aula de Violão

Como Dar Aula de Violão

Galeria
Como Dar Aula de Violão

Ensinar outras pessoas a tocar violão é natural para aqueles que amam este instrumento. Porque tudo aquilo que amamos nos interessamos de maneira detalhada e profunda. Torna-se assunto agradável em qualquer contexto o que vai angariando novos saberes e aprendizagens. Outro aspecto a ser observado é que saber tocar e saber ensinar são coisas diferentes, nem todo violinista sabe ensinar violão, mas todos que ensinam sabem tocar em nível intermediário ou avançado. E a maior recompensa de quem ensina, é que ele ou ela é quem mais aprende.
Saiba agora quais os requisitos básicos para ministrar boas aulas de violão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Conheça o mais profundamente possível tudo que envolve o violão: Sua história; Confecção, Modelos; Tipos de acústicas; Preços; Métodos de manuseio, afinação; Cifras, Partituras, etc. Os alunos tendem a respeitar mais o mestre ao perceber que trata-se de alguém com conhecimento profundo sobre a matéria dada e também empolgam-se mais no processo de ensino aprendizagem buscando sempre imitar o mestre.

  2. 2

    Estude com afinco todos os estilos e ritmos musicais possíveis, nacionais e internacionais: MPB; Bossa nova; Samba; Pagode, Sertanejo; Forró; Blues; Jazz; Rock, etc. Obviamente, há sempre uma tendência em gostar mais de determinados estilos musicais, é normal, mas cabe ao professor conhecer todos ou a maioria desses estilos para satisfazer com precisão as preferências musicais de seus alunos.

  3. 3

    Escolha um público-alvo para ministrar suas aulas. Primeiro porque cada professor se identifica melhor com determinada faixa etária. Ensinar crianças exige uma metodologia, adolescentes e jovens outra e adultos sucessivamente. Conhecer o público com o qual você enquanto professor mais se identifica fara fluir melhor a evolução da aprendizagem.

  4. 4

    Selecione o (s) método (s) mais adequado (s) ao seu público alvo. Existe uma variedade grande de métodos para o ensino de violão que alcançam e suprem as características e necessidades de todos os públicos. Cada método adéqua, por exemplo, linguagens e preferências músicas de acordo com cada faixa etária, cultura, etc.

Dicas e AVISOS
  • A pesquisa é um processo continuo por isso é necessário investir sempre em livros, apostilas, dvds, etc.
  • A sala deve ser bem arejada e confortável.
  • A aprendizagem flui melhor quando professor e aluno tem boa relação
  • Fique por dentro do que está acontecendo em termos musical na cidade e informe a seus alunos
  • Os alunos mais avançados podem apresentar-se para certos público
  • Tenha mais de um violão disponível pra aula, bem como, cordoamento, instrumento de afinação, etc.
  • Elabore uma apostila para facilitar a iniciação do aluno
  • Cada aluno deve ter o seu violão
  • Cobre sempre tarefas de casa
Comentários
blog comments powered by Disqus