» Hobby » Esportes » Como dar aulas de arco e flecha

Como dar aulas de arco e flecha

Galeria
Como dar aulas de arco e flecha

Arco e flecha é um esporte que pode proporcionar prazer ao longo da vida, bem como ensinar disciplina, paciência e perseverança. A segurança deve ser sempre a prioridade quando se ensina habilidades de arco e flecha, seja um pai ensinando seu filho no quintal ou um oficial liderando um grupo de tiro em um intervalo de alcance previamente estabelecido. Arcos e flechas não são brinquedos e nunca devem ser tratados como tal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece a lição explicando as regras fundamentais de segurança de arco e flecha. Regra n.º 1 é nunca atirar sem ser supervisionado por um adulto responsável. Sempre mantenha as setas apontadas para uma direção segura, seja no solo ou em direção ao alvo. Mantenha suas flechas na aljava até que o responsável diz que você pode começar a disparar. Pare de disparar imediatamente quando ouvir "cessar-fogo", pois alguém pode cruzar a linha de fogo ou alguém anda atrás ou ao redor do alvo. Atire apenas em seu alvo, a um bem na sua frente. Nunca dispare uma seta quebrada. Observe todos os regulamentos estaduais e locais de arco e flecha. Utilize sempre um protetor de braço e guia de dedo ou luvas. Não corra enquanto estiver fazendo tiro com arco. Qualquer um pode chamar "cessar-fogo" a qualquer momento se suspeitar de uma condição insegura.

  2. 2

    Em seguida explique qual o equipamento que será usado para atirar de arco e flecha. Comece mostrando a alcance limitado da área de disparo. Aponte suas fronteiras, que devem ser ou cercadas ou marcadas com fita adequada. Explique todos os procedimentos. Esclareça tudo o que se passa na linha de tiro e demonstre como posicionar seus pés durante o disparo, manuseando o arco ao mesmo tempo. Demonstre ainda o uso de protetores de braço, guias de dedo e luvas de tiro. Mostre a maneira correta de segurar o arco e colocar a flecha. Depois, demonstre a maneira correta de remover uma flecha do alvo.

  3. 3

    Da mesma forma que as pessoas são destras ou canhotas, um de nossos olhos é também mais dominante do que o outro. Sabendo qual é o seu olho diretor irá ditar a forma como o arco deve ser mantido quando em posição de tiro. Instrua seus alunos a colocar as duas mãos em forma de triângulo com os dois polegares e dedos indicadores. Mantenha os dois olhos abertos e olhe através do triângulo em direção a um objeto distante. Mantenha o objeto no centro do seu triângulo. Depois movimente as mãos até que elas toquem seu rosto. O olho que mantiver o objecto distante focado é o seu olho diretor! Para os jovens cujo olho diretor seja o direito,devem segurar o arco com a mão esquerda e puxar a corda com a mão direita. Para aqueles cujo olho diretor seja o esquerdo devem fazer o movimento oposto.

  4. 4

    Crianças até aos 10 anos devem ser sempre supervisionadas bem de perto por um adulto responsável quando são ensinadas a disparar com o arco. As crianças mais velhas podem ser colocadas em pares e praticarem em conjunto ou isoladamente sob a estreita supervisão de um responsável. Quando mais de uma pessoa estiver na linha de tiro o responsável deve estar no extremo da linha de tiro de forma a poder ver todos os atiradores, os alvos e ainda além destes. Use uma cerca de corda para impedir as pessoas de entrar e sair livremente da áreao sem a permissão do responsável durante a sessão de tiro. Coloque uma grande bandeira vermelha para avisar os transeuntes do perigo aquando do início dos disparos.

  5. 5

    Use comandos claros e firmes para controlar passo a passo o que cada atirador está fazendo. O primeiro comando é "na linha de fogo". Os atiradores devem aproximar-se até a linha de fogo, mas não tocar nos arcos ou flechas. No segundo comando "peguem seus arcos", os atiradores devem pegar seus arcos. O terceiro comando é "coloquem uma flecha". Os atiradores devem escolher uma flecha da aljava colocada no chão e colocá-la em posição de disparo no arco. No quarto comando, "fogo!", os atiradores devem preparar, apontar e depois disparar a flecha. Depois, o responsável pode repetir os comandos terceiro e quarto até que todas as flechas são disparadas, ou ele pode emitir um comando de "fogo à vontade!" e deixar os atiradores disparar ao seu próprio ritmo.

Comentários
blog comments powered by Disqus