» Casa » Manutenção Doméstica » Como dar banho em gato

Como dar banho em gato

Galeria
Como dar banho em gato

Embora a história felina diga que o gato é um animal com antepassados selvagens que gosta de caçar e vaguear por florestas e rios, a verdade é que a grande maioria dos gatos têm uma enorme aversão a água. Este fato é transversal a quase todas as espécies de gatos, embora exista, por exemplo o Turkish Van, que adora água e que inclusivamente gosta de nadar na sua banheira.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de dar banho ao seu gatinho, você tem de ponderar seriamente se é mesmo necessário essa limpeza. Os gatos passam imenso tempo a tratar do seu próprio pelo e o seu organismo produz óleos que protegem o pelo Assim quando você dá banho ao seu gato, essa proteção desaparece, deste modo apenas deve lavar o seu gato quando:
    1) o Seu gato tem o pelo sujo ou manchado com algum produto que ele não pode ingerir e que é perigoso para ele se lamber o pelo;
    2) Se o seu gato já tiver uma idade avançada e tenha dificuldades ou esteja impossibilitado de cuidar do seu próprio pelo;
    3) Em casos raros o dono pode ser alérgico à saliva do gato, aí por questões de saúde você deve também lavar o seu gato.

    Se realmente existe uma necessidade clara de lavar o seu gato, você deve faze-lo quando dispuser de todo o tempo do mundo, ou seja, o seu gato pressente quando você faz as coisas com pressa, desse modo se você for apressado na lavagem essa tensão é reconhecida pelo gatinho e ele vai tornar-se nervoso e irrequieto.

    Se você sabe antecipadamente que o seu gato não gosta de água, é importante você preparar as condições para que o banho decorra sem problemas de maior, como cortar no dia anterior as unhas do seu animal de estimação.

    Você deve também escovar o gatinho antes de começar a dar banho, evitando entupir a sua canalização.

    É preferível lavar o seu gato na banheira (ou em qualquer zona da casa de banho) e não na cozinha ou noutro compartimento da casa. Para além de você estar mais à vontade, a casa de banho é um local relativamente pequeno e se o seu gato fugir é facilmente controlável.

    Para você se proteger da possível agressividade do seu gato, convém usar roupa velha e camisola com manga comprida, assim se seu gato tentar arranhar você estará protegido.

    O mais importante de tudo é tentar criar um ambiente sereno para o seu gatinho, por isso prepare todo o material necessário com com antecedência, inclusivamente encha a banheira antes de pegar no seu gato, assim ele estará mais descontraído e o banho correrá sem grandes problemas

Comentários
blog comments powered by Disqus