» Hobby » Esportes » Como dar o drible carretilha

Como dar o drible carretilha

Galeria
Como dar o drible carretilha

O drible no futebol é a ação de ultrapassar um ou mais adversários e no final da jogada ficar com a posse de bola. Não necessáriamente é preciso ter a posse da bola para realizar um drible. É possível fazer o chamado "drible de corpo" em que o jogador simula que vai encostar na bola e engana o marcador adversário deixando a bola correr e induzindo o oponente a achar que a bola vai para outro lugar, assim, no final da ação o driblador continua com a posse da bola. Existem os dribles em velocidade com posse de bola, em que o atacante (leia-se o jogador que tem a bola) adianta a bola e ultrapassa os adversários em velocidade. Em ambos os exemplos anteriores, não era necessária muita intimidade com a bola. No caso da carretilha, ou lambreta, os jogadores têm que ter bastante técnica para conseguir sucesso em sua execução.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Técnica apurada com a bola
  1. 1

    Para executar a carretilha com sucesso, o jogador tem fazer a bola passar por cima da sua cabeça com o auxílio dos dois pés. Com a bola no chão, o jogador traz a bola com a parte interna do pé dominante em direção ao calcanhar do pé de apoio, fazendo com que a bola fique momentaneamente presa entre os dois pés e o jogador consiga puxar a bola por cima da sua cabeça, passando pelas suas costas. Dicas de progressão para a execução perfeita da carretilha:

    1-) Começar praticando com a bola parada e sem obstáculo, apenas com o ato de tirar a bola do chão e tentar fazê-la passar por cima da cabeça. Quando já estiver dominando o movimento, é hora de passar para o segundo nível.

    2-) Treinar a precisão. Ainda com a bola parada, fazer o movimento na frente de algum obstáculo, por exemplo um cone, no intuito de ultrapassá-los com o drible. Inicie com obstáculos mais baixos e vá aumentando a altura gradativamente, até a bola estar subindo o suficiente para ultrapassar adversários, que é o objetivo final do treinamento.

    3-) Treinar o drible com a bola em movimento, neste estágio não é permitido parar a bola para executar o drible. Comece com obstáculos baixos e vá aumentando a altura gradativamente, como no passo anterior.

    4-) Treinar o drible com bola a bola e obstáculo em movimento. Na falta de adversários para testar o drible, treine com o seu cachorro, é um ótimo teste antes de entrar em campo.

    5-) Após o domínio do gesto técnico, é hora de entrar em campo e achar o "tempo do drible", que é saber a hora exata de executá-lo e surpreender o adversário.

Comentários
blog comments powered by Disqus