» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como declarar imposto de renda pela primeira vez

Como declarar imposto de renda pela primeira vez

Galeria
Como declarar imposto de renda pela primeira vez

Para identificar quem contribuiu com os impostos obrigatórios ou quem está em dívida, o governo federal tem a ferramenta de Declaração do Imposto de Renda. Onde informações enviadas por cada indivíduo e as instituições empregadoras e prestadoras de serviços que utilizamos. Assim o governo tem a comprovação de possíveis irregularidades de como se gasta, além do que se ganha .

Instruções
  1. 1

    Reúna os Dados: De todos os documentos ao longo do ano que comprovem seus ganhos financeiros, ou seja todas as suas fontes de renda, também conhecidos como informes de rendimento. Tais como, aluguéis repassados pelas imobiliárias, salários repassados pelos empregadores e o banco onde tem conta.

    Compras de Bens: Tais como recibos de de compra e venda de casas e propriedades; carros e ações. Já que o governo fiscaliza se seus gastos está de acordo com seus ganhos. Porém mesmo que não ganhe nada com eles referente a uma transação comercial, deve ficar claro na declaração que este bem faz parte de seu patrimônio.

    Custos de Rotina: Presentes diariamente os custos como educação, saúde e como pensão alimentícia também devem ser reunidos. Esses custos que normalmente é destinado uma boa parte dos ganhos, poderão reduzir a quantia devida em impostos.

  2. 2

    Preencha a Declaração: Baixe o programa disponibilizado pela Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/download-programas.htm). Como de acordo com o aplicativo preencha o que se pede.

    Para saber se sua declaração é Simples ou Completo, Maurício Gonçalves, especialista em contabilidade tributária aconselha, "Sugiro que o contribuinte lance todas as informações no modelo completo e deixe o cálculo da melhor opção para o próprio programa".

  3. 3

    Envie e Retifique as Informações: O envio da declaração será feito através do próprio programa Receita Net, no qual foi preenchido as informações. Quando antes as informações foram encaminhadas pelo contribuinte mais rápido será o recebimento da restituição. Caso tenha imposto devido, o programa indicará a possibilidade de quitar em débito automático. Como também pode ser dividido em oito quotas mensais.

    Receberá o recibo de entrega assim que o processo de envio for finalizado. Imprima e guarde-o. Caso acontece algum erro, já terá em mãos a numeração da declaração. É só repetir o procedimento das informações anteriores, a única diferença será que está em um processo de retificação.

  4. 4

    Multas: O não envio da declaração na data prevista acarreta uma multa de 1% ao mês sobre o valor do IR. O mínimo é de R$ 165,74 reais, e a máxima chega em 20% do imposto devido.

  5. 5

    Restituição: Costuma ser paga em sete lotes regulares, a partir de junho até dezembro. O contribuinte receberá um montante a que tem direito somado da correção pela taxa básica de juros.

Dicas e AVISOS
  • Caso ache complicado fazer a declaração peça ajuda a quem já faz a algum tempo, ou procure um contador.
Comentários
blog comments powered by Disqus