» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como Declarar o Imposto de Renda Pela Internet

Como Declarar o Imposto de Renda Pela Internet

Galeria
Como Declarar o Imposto de Renda Pela Internet

A declaração do imposto de renda é um procedimento que é preciso ser feito anualmente pela pessoa que recebe uma quantia maior que 23 mil reais durante um ano ou recebe valores não tributáveis, teve um rendimento ao vender um bem, possui imóveis e terrenos, está morando no Brasil há pouco tempo ou comprou um imóvel com o dinheiro da venda de outro imóvel.

A Receita Federal oferece aos cidadãos duas maneiras de fazer a declaração do imposto de renda.

A primeira delas é indo até um contador que possa declarar e listar corretamente todos os ganhos e os gastos da pessoa, ou então, ela mesmo pode fazer a sua declaração de imposto através do site da Receita Federal.

Confira abaixo como declarar o imposto de renda pela internet.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer a sua declaração online é preciso acessar o site oficial da Receita Federal. Para fazer isso, use um computador que seja somente seu. Nunca faça este procedimento em um computador que seja compartilhado, como em lan house, por exemplo, pois os seus dados poderão ser captados por vírus de pessoas mal intencionadas.

    Ao acessar a página da Receita Federal vá até o botão ‘’Fazer declaração do imposto de renda’’. Depois de abrir este link, o site vai recomendar que baixe um programa de segurança específico para este processo.

    É altamente recomendado instalar o programa indicado.

    Para baixar o programa a pessoa dever ir até a sessão ‘’Download de programas’’ e depois clicar na opção ‘’Empresas: Serviços e Informações de pessoas jurídicas’’. Basta clicar e executar a instalação.

  2. 2

    Depois do programa de segurança, será necessário baixar e instalar mais dois programas que serão indicados pela Receita Federal, um para fazer a declaração e outro para transmitir a declaração do imposto de renda com os seus dados.

    Após ter realizado o downloads de todos os programas, a Receita vai disponibilizar ao cidadão o documento de declaração, que deve ser preenchido com o máximo de cuidado e atenção para não cometer erros.

    Seja honesto, declare todos os valores que você recebeu para não cair na malha fina na hora de restituição.

  3. 3

    Tenha em mãos, na hora de preencher a declaração, os documentos fiscais que comprovam que você adquiriu algum bem ou recebeu dinheiro durante o ano. Estas informações serão solicitadas no documento.

    Informe todos os seus gastos, desde a compra de um automóvel até a adesão a um plano de saúde. Declare os seus imóveis usando as escrituras de casa e terreno. O preenchimento deste documento deve ser feito através do programa de declaração.

    Depois de concluir o preenchimentos dos seus dados, envie o formulário através do programa que transmite a sua declaração do imposto de renda diretamente para a Receita Federal.

    Ao final de todo o processo, será gerado uma DARF com o valor da declaração que o cidadão precisa imprimir e pagar na sua agência bancária.

Dicas e AVISOS
  • Baixe os programas diretamente do site da Receita Federal.
  • Não faça a sua declaração de renda em computadores públicos.
Comentários
blog comments powered by Disqus