» Casa » Como Decorar um Bar

Como Decorar um Bar

Galeria
Como decorar um bar: iluminação intimista em destaque

Diversos fatores interferem durante a decoração de um bar, mas, basicamente, se destacam o estilo musical que será predominante, o público alvo que deve frequentar o ambiente e se o bar funcionará durante o dia, apenas à noite ou em ambos os casos. A importância da decoração se deve ao propósito de um bar que, normalmente, é tido como uma segunda casa para muitas pessoas. Em virtude disso, elas só irá voltar e, possivelmente, se tornarem clientes assíduos se realmente se sentirem confortáveis. O papel da decoração é passar uma mensagem nítida sobre a filosofia adotada pelo bar e criar uma empatia com o público consumidor. Por isso, não se trata apenas de seguir determinado padrão estético.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Caso o bar queira atender um público entusiasta pela enigmática música produzida durante a inusitada década de 1980 opções de decoração não irão faltar. É possível, inclusive, mesclar títulos de filmes com discos conceituais do período. Assim, pôsteres de filmes alternativos e com molduras discretas podem ser colocados estrategicamente em determinas laterais do bar. Esse mesmo espaço pode ser dividido por fotos contendo capas de discos. Em um lado específico do bar pode-se inserir mais fotos raras ou incomuns de diversas lendas da época como Ian Stephen McCulloch do Echo and The Bunnymen ou Ian Curtis do Joy Division, que apenas vislumbrou o início da referida década.

  2. 2

    Ao invés de ostentarem um papel simples de iluminar, as luzes podem se transformar em uma das principais referências do bar. Colocando lâmpadas incandescentes elas garantem um ambiente com um toque bem intimista e noturno. Isso cai bem tanto em bares que contenham apresentações de bandas ou aqueles que apenas executam trilhas musicais ininterruptas.

    Em bares que abram em plena luz do dia deve-se ter uma preocupação para que a luz natural não ofusque o brilho do lugar. A instalação de toldos, além de básica, pode indicar ao bar um caráter de pub irlandês. Para facilitar a alusão, a cor deve ser preferencialmente verde.

  3. 3

    Outra alternativa de decoração para bares é seguir na contramão das tendências futuristas ou acompanhá-las bem de perto. Dessa forma, no primeiro caso dá para criar um ambiente com peculiaridades rústicas sem desprezar o conforto. Nesse conceito, cadeiras, mesas e balcões devem ficar alinhados na mesma frequência e falar a mesma língua. Este estilo agrada muita gente. Já para os bares que pretendem focar em um futuro moderno, cores acinzentadas podem ser mescladas com tonalidades mais escuras e claras, enquanto todos os utensílios do bar denunciam o caráter suntuoso do local.

Comentários
blog comments powered by Disqus