» Casa » Design e Decoração Interior » Como decorar um quarto pequeno

Como decorar um quarto pequeno

Galeria
Como decorar um quarto pequeno

Muitos acreditam que o quarto é uma das partes mais importantes de uma casa. Na realidade, você deve se recordar que seus dias começam e acabam ali.
Agora imagine que você está acabando de comprar ou arrendar um apartamento. Tudo parece perfeito e chegou o momento de decorar as várias divisões. Mas e se, de repente, você perceber que seus quartos são demasiado pequenos?
Normalmente, decorar um quarto não é uma tarefa fácil, porém, tudo se complica ainda mais se o quarto tem dimensões pequenas. Você irá precisar de muita criatividade para acertar na decoração ideal e para conseguir aproveitar cada centímetro de espaço disponível.
Aprenda, aqui, a escolher corretamente as cores, o mobiliário e os acessório para decorar um quarto pequeno.

Instruções
  1. 1

    Aposte em tons claros.
    Quando você está pensando decorar um quarto é necessário escolher uma palete de cores bem suaves. A importância dessa escolha é ainda mais importante se seu quarto for pequeno. Além de trazerem paz, suavidade e elegância, os tons claros vão criar a ilusão de aumentar o espaço disponível. Experimente cores como o azul, o verde suave, o rosa, o creme ou o branco.
    De preferência escolha uma só cor e faça variar suas tonalidades nas diferentes paredes, moveis e elementos decorativos. Verifique como uma parede pintada no mesmo tom que o teto parece ampliar o quarto, e se a tinta tiver um acabamento com brilho, aí é ainda melhor, pois irá refletir a luz.
    Guarde os tons fortes, para pequenos pormenores e elementos decorativos que serão suficientes para dar vida ao espaço.

  2. 2

    Arrisque nos espelhos.
    Os espelhos estão sempre na moda e ficam bem em qualquer local.
    Em espaços pequenos são uma excelente solução pois seu efeito irá provocar a ilusão de ampliação. Além disso são o acessório perfeito de um quarto, tendo bastante utilidade.
    Arroje e coloque um espelho XL em toda uma parede ou no lado de fora do armário. Se quiser um pouco mais de discrição, utilize superfícies espelhadas em pequenos apontamentos.

  3. 3

    Ilumine o espaço corretamente.
    A luz natural é, como muitos dizem, a melhor amiga de um espaço pequeno, por causar exatamente a sensação de aumento. Por essa razão, você deve optar por colocar nas janelas uma cortina bem leve e transparente ou um simples estore de rolo.
    Depois coloque também alguns candeeiros, sobretudo de teto e parede para não roubar espaço.

  4. 4

    Escolha mobiliário leve e versátil.
    É na escolha dos móveis que você terá de prestar mais atenção e ter muita criatividade. Para que tudo fique perfeito, tire as medidas de todos os cantos e lugares, faça desenhos no papel e até mesmo simulações.
    O ideal é que todo o mobiliário seja baixo e de tons claros para dar leveza ao ambiente e, mais uma vez, transmitir a sensação de ampliação do espaço.
    Coloque o mínimo necessário e distribua tudo de forma linear, de preferência ao longo das paredes. Você precisará escolher móveis bem versáteis que possam desempenhar várias funções, quando necessário. Por exemplo, uma estante ocupando toda a parede, que contenha nichos abertos e outros fechados, poderá servir, não só de armário, mas também de apoio para TV e som ou de mesa de trabalho.
    Outra excelente opção são os baús, ótimos para resolver o problema da arrumação e podem ser utilizados como banqueta, pufe ou mesa de apoio. Prefira placas de madeira ou cubos no lugar das cabeceiras de cama. Procure usar uma cama com gavetas, assim terá mais espaço para guardar suas coisas.
    Depois de todos esses cuidados, sua decoração está perfeita e nem notará mais que o quarto é pequeno!

Comentários
blog comments powered by Disqus