» Casa » Como Decorar um Restaurante

Como Decorar um Restaurante

Galeria
Como decorar um restaurante: do clássico ao moderno

Quem vai a um restaurante sempre espera encontrar boa recepção, atendimento rápido, educado e eficiente, além, é claro de um cardápio bem organizado, ilustrativo e que abra o apetite. Estas são características básicas que qualquer estabelecimento desse ramo que pretenda conquistar um grande número de clientes e, consequentemente, uma ótima reputação. Contudo, além de tudo isso a decoração dos ambientes é fundamental para que as pessoas se sintam à vontade a ponto de realizarem novas refeições no mesmo lugar. Se a qualidade e o preparo da comida são imprescindíveis ao estômago, a decoração é um deleite aos olhos. Dessa forma, restaurantes bem decorados conseguem suprir a fome cultural e artística de todos os presentes.

Dificuldade
Difícil
Instruções
  1. 1

    Priorize uma decoração temática. Levando em conta o cardápio oferecido, o restaurante deve criar um elo entre a especialidade de sua cozinha e os ambientes. A decoração será uma peça primordial para criar a atmosfera ideal e que reúna s principais aspectos do local. Assim, um restaurante mexicano pode abusar da utilização de madeiras marcadas pelo tom rústico, mosaicos criativos em determinados cantos das paredes, quadros de pimentas e até alguns sombreiros em pontos estratégicos. As cores devem ser vivaz e pendendo para o colorido e quaisquer outros elementos que remetam à gastronomia mexicana deve ser enfatizado.

  2. 2

    Outro item a ser considerado durante a decoração é o público alvo do estabelecimento, pois as mesas podem ser grandes, redondas e voltadas para ambientes familiares ou pequenas, quadradas e direcionadas a um ambiente mais romântico. Neste caso, a decoração ganha novos parâmetros em um e outro ambiente. A matéria-prima de mesas e cadeiras também ser escolhida com acuidade. Quanto mais formal for o restaurante, mais clássicos devem ser esses elementos. Toalhas sobre as mesas podem tanto se tornar mais um componente decorativo, mas é preciso cautela em relação às cores para que não haja desarmonia. Mesas e cadeiras, de fato, são os elementos que mais chamam a atenção dos convidados, que sempre se lembrarão do conforto do assento ou da falta dele.

  3. 3

    O terceiro ponto mais importante da decoração de um restaurante é a iluminação. Esta pode ser mais ou menos intimista. Isso dependerá da proposta do local. De qualquer forma, deve-se avaliar todo o espaço e verificar em relação ao teto e paredes, quais são os pontos mais estratégicos para, de repente, colocar candelabros ou uma luminárias retrô ou modernas. As últimas podem refletir quadros bem distribuídos nas paredes e que lembrem aspectos culturais da terra natal da culinária servida pelo restaurante. Restaurantes com teto baixo têm a vantagem de facilitar a geração de um ambiente intimista e bem propício a jantar romântico, por exemplo.

Comentários
blog comments powered by Disqus