» Casa » Design e Decoração Interior » Como decorar uma sala

Como decorar uma sala

Galeria
Como decorar uma sala

Para quase todo o mundo, a sala é a parte mais importante de sua casa. É na sala que você passa a maior parte de seu tempo e que se diverte com sua família. É lá que você assiste um bom filme e que recebe seus convidados e amigos. Por tudo isso, na hora de escolher a decoração para sua sala de estar, vale a pena ponderar bem e ter em conta uma série de fatores.
Se você está pensando nisso, procure aqui algumas dicas úteis para decoração e saiba o que está na moda.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tema e zonas
    Antes de qualquer outra coisa, você deverá definir um tema de decoração. Esse tema terá de estar presente em vários elementos que você irá usar para sua decoração. Assim, você não precisa ter medo de arriscar, combinando móveis de diferentes coleções e misturando padrões. O importante é que os elementos comuns saltem à vista de qualquer um.
    Além disso, você deverá tentar criar espaços ou áreas diferentes dentro de sua sala. Defina, por exemplo, uma zona de estar e uma zona para jantar. Se você quiser (e se tiver espaço suficiente), poderá criar outras zonas alternativas como a de leitura, a de trabalho ou do chá. Cada uma delas terá de se distinguir das restantes através de elementos próprios, no entanto, deverá se manter fiel ao tema escolhido.
    Depois, distribua os móveis de forma harmoniosa e sendo relativamente minimalista. Hoje em dia, está super em alta colocar apenas o essencial, mesmo que sua sala seja grande.

  2. 2

    Ambiente e cores
    Em circunstância alguma, você poderá se esquecer que o objetivo da decoração de uma sala é criar um ambiente aconchegante e intimista. Se é na sala que você irá passar grande parte do seu tempo, então deverá escolher sofás, puffs ou poltronas confortáveis que “convidem” a ficar ali. Um bom truque é combinar um sofá preto com dois ou três puffs de cores vivas para chamar a atenção e dar um toque refinado.
    Para tal objetivo, há algo que você também não pode descuidar: a escolha perfeita das cores que irá usar.
    Faz muito tempo que o branco e o creme deixaram de ser tendência. Hoje em dia quase não se utilizam, no entanto, poderão ser uma boa aposta para salas pequenas. Ao contrário, se sua sala for grande, não aplique branco nas paredes.
    Algumas pessoas estão optando por colocar branco somente nos tetos, apostando em dois ou três tons de parede diferentes. Se sua sala tiver boas dimensões, você poderá colocar um tom mais claro em duas das paredes e um tom mais forte na terceira. Para a última, você pode sempre arriscar num papel de parede colorido ou com um estampado atrevido. O papel de parede já esteve out, completamente fora de moda, mas atualmente voltou a estar em alta e é cada vez mais fácil de aplicar. Além do mais, dá a sua sala um ar bem personalizado e diferentes.

  3. 3

    Iluminação
    Seja qual for a escolha de cores que você faça, aposte verdadeiramente em uma iluminação suave e bem distribuída. Não esqueça de aproveitar ao máximo a luz natural, aplicando boas janelas. Depois, coloque, no teto, luzes de menor intensidade e disponha candeeiros de pé ou de mesa por zonas que necessitem de uma maior iluminação, como o espaço para leitura.

Dicas e AVISOS
  • Use e abuse da cor, dos estampados e da iluminação. Cuidado com exageros.
  • Aproveite ao máximo aquilo que sua sala tem de bom.
  • Não exagere na quantidade de móveis ou elementos decorativos.
Comentários
blog comments powered by Disqus