» Dinheiro » Como Deixar de Ser Consumista

Como Deixar de Ser Consumista

Galeria
consumismo

O consumismo é quando passamos a comprar coisas que não necessitamos, coisas que não chegamos a usar. Por exemplo, ter cinqüenta pares de sapatos, mas usar apenas sempre os mesmos dois ou três pares e nunca os outros. O consumismo muitas vezes acaba nos levando a comprar por impulso e se não controlado, com o tempo, pode vir a ser prejudicial causando problemas no orçamento e nas finanças.

Conheça aqui um pouco mais sobre o consumismo e aprenda a controlar esse mal, confira algumas dicas para conseguir de vez deixar de ser mais consumista!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Procure julgar se aquilo que você está comprando é realmente necessário:

    Sabe aqueles homens que sentem o prazer de comprar relógios a prova d’água, relógios caríssimos que podem funcionar até mesmo a 100 metros abaixo da superfície? Agora pense: quantas vezes esses homens ficam a 100 metros abaixo da superfície? Esse é um caso típico de consumismo pela parte dos homens, que costumam julgar as mulheres por todos aqueles pares de sapatos no guarda roupas.

    Da mesma forma como muitas vezes o homem não precisa de um relógio que suporte ficar a tantos metros abaixo da água, você também pode não estar precisando de mais um par de sapatos, ou de mais um vestido, porque talvez haja muitos itens no seu guarda-roupas que ainda nem foram inaugurados.

  2. 2

    Compre o produto apenas se tiver realmente gostado muito dele:

    Sempre quando estiver comprando, por mais que o produto pareça atraente, pense seriamente se realmente precisa daquilo e só compre se realmente gostar muito do produto. Isso porque os sapatos, as roupas e tudo mais parecem muito mais atraentes quando você está na loja olhando ou experimentando, já quando você chega em casa, é só mais um vestido ou mais um sapato na sua coleção.

    Esse é provavelmente o motivo de haver tanta coisa no seu guarda roupas sem usar, você comprou sem realmente ter certeza de ter gostado do produto.

  3. 3

    Controle seu emocional e nunca saia para fazer compras apenas pela emoção:

    Sabe aquela história de que basta ir às compras para curar um coração partido? Esqueça essa história! Esse hábito de comprar para suprir as carências só lhe trará uma sensação momentaneamente boa, mas a sensação que pode vir mais tarde com a fatura do cartão de crédito pode ser bem desagradável e não momentânea.

    A melhor maneira de se controlar na hora das compras é fazendo uma lista de desejos com duas colunas: em uma coluna você lista o que precisa comprar, em outra coluna você lista o que gostaria de comprar. Ande sempre com essa lista na carteira para se policiar em suas compras, de preferência para comprar o que precisa e, se sobrar, compre um pouco do que gostaria!

Comentários
blog comments powered by Disqus