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Como deixar de ser timido

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Como deixar de ser timido

A timidez caracteriza-se por um quadro de inibição e desconforto que se traduz em comportamentos reservados, que conduzem frequentemente à ansiedade – ou mesmo à fuga – no contato social. Confira algumas dicas para poder vencer a timidez e ouse ser feliz!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para que a timidez não interfira no seu processo de socialização nem o/a prejudique em suas atividades cotidianas, você necessita refletir sobre o que o/a faz ser tímido. Identifique e analise os contextos em que você se deixa vencer pela timidez, uma vez que algumas situações são propensas a isso, como o fato de falar em público, comparecer a uma entrevista de trabalho ou ir a um evento em que não se conhece grande parte das pessoas presentes.

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    Adote uma postura positiva e não entre no ciclo vicioso da culpabilização pelos comportamentos que você tem: uma característica partilhada por muitas pessoas que sofrem de timidez é o fato de pensarem excessiva e obsessivamente nas atitudes que devem ter em determinados contextos que consideram intimidantes, conduzindo a um estado de estresse e desconforto pessoal.

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    Respeitar os seus limites é importante, uma vez que nada adianta que você remoa na postura que deveria ter tido em determinada situação em que se deixou vencer pela timidez. Dê uma oportunidade a si mesmo/a para avaliar a melhor forma de agir em um contexto semelhante no futuro e tenha a capacidade de gerir as suas próprias insuficiências como recursos para a mudança comportamental.

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    A um ritmo gradual, invista em atividades que promovam o processo de socialização e que lhe permitam valorizar-se: um curso de aperfeiçoamento ou de reciclagem profissional, a inscrição em uma modalidade física de grupo (que lhe permitirá simultaneamente um trabalho de corpo e mente) ou a adesão a um projeto de cariz social poderão ser alternativas viáveis para aumentar o seu conhecimento e agir sobre a problemática da timidez.

  5. 5

    Uma boa dica de motivação pessoal consiste em anotar diariamente os progressos que você fizer no que diz respeito ao combate à timidez: no fim do seu dia, reflita sobre os momentos que lhe causaram tensão e a forma como você reagiu. Ao manter um registro contínuo sobre a forma como você lida com contextos que provocam timidez e ansiedade, você poderá ser capaz de elaborar estratégias que lhe permitirão adotar uma postura mais relaxante e confiante em situações semelhantes no futuro.

Dicas e AVISOS
  • Se necessário, procure a ajuda de um especialista credenciado que o possa orientar, como um psicólogo ou psicoterapeuta.
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