» Dinheiro » Leis e Normas » Como denunciar um site

Como denunciar um site

Galeria
Como denunciar um site

A internet pode ser usada para muitas tarefas úteis, mas existem pessoas que a utilizam para prejudicar outras, por isso é importante que o internauta saiba como denunciar um site com os passos a seguir, para poder seus direitos.

Instruções

Coisas que você precisa

  • conexão de internet, url do site que será denunciado
  1. 1

    REUNIR INFORMAÇÕES

    O primeiro passo consiste em agrupar as informações necessárias para que o internauta possa denunciar um site. Alguns sites precisam do endereço da página eletrônica, a URL, para prosseguir com o processo de investigação, como o site SaferNet Brasil, que apenas pede o endereço da página e um comentário do denunciante, para que a investigação possa ter uma base. Por isso existem 2 informações importantes que precisam ser reunidas para a denúncia de um site, que são:
    • URL do site: este é o endereço da página. Para copiá-la basta selecionar todo o texto do campo do navegador onde se escreve um endereço de site e colar no campo indicado do site que irá apurar a denúncia.
    • Comentário: é importante deixar um comentário explicando o porquê da denúncia, pois nem sempre fica claro para os investigadores virtuais qual o erro cometido pelo site. Por isso, é importante acrescentar onde está o motivo da denúncia dentro da página.

    É importante que o denunciante guarde essas duas informações em algum documento de texto por exemplo, pois caso ocorra alguma falha técnica na hora de enviar os dados ele já terá essas informações consigo e poderá reenviar.

  2. 2

    ESCOLHER UM SITE PARA ENVIAR A DENÚNCIA

    Cada pessoa pode denunciar um site por motivos de diferentes gravidades, e para cada nível, existem sites mais adequados, pois do contrário o pedido pode ser recusado ou não ter preferência. Segue a lista de alguns sites e o tipo de denúncia que apuram.

    • Safernet Brasil: esse site busca apurar crimes contra os direitos humanos, como pornografia infantil, racismo, tráfego de pessoas, xenofobia, neonazismo, intolerância religiosa e homofobia. Seu uso é simples e o site oferece um processo para enviar as denúncias as delegacias se a mesma se mostrar válida.
    • PROCON: o programa de defesa do consumidor recebe denúncias de sites que descumprem o acordo durante alguma venda, e possuem 4 formas de contato: atendimento pessoal, por meio de carta, via email e também por telefone. O site oferece um código da denúncia que poderá ser usado para saber em qual etapa o processo de investigação está.

  3. 3

    ACOMPANHAMENTO DA DENÚNCIA

    Tão importante quanto fazer a denúncia é o acompanhamento do caso. Os sites que apuram as denúncias possuem canais de comunicação que permitem que a pessoa saiba o andamento da investigação, e no caso de alguma mudança significativa pode ser avisado por telefone ou e-mail. É nessa etapa que as informações serão usadas para apuração da idoneidade do site, e dependendo do caso, os sites investigadores podem orientar o processo a órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público e instituições que regulam o comércio.

Comentários
blog comments powered by Disqus