» Alimentos » Receitas » Como descascar camarão

Como descascar camarão

Galeria
Como descascar camarão

O camarão é uma iguaria sem igual, utilizada num número infindável de pratos, apreciado em todo o mundo, e com efeitos benéficos para a saúde e bem-estar, sendo uma ótima fonte de ômega 3. De fato, em coquetéis, churrascos ou pratos simples, o camarão é um marisco que fica sempre bem, dando um sabor singular. Tem porém o inconveniente de ser um ingrediente trabalhoso no que diz respeito à sua preparação, apesar de sempre compensar na hora da degustação. Mas, o que nem sempre é uma tarefa agradável, pode tornar-se bem mais fácil com algumas dicas simples que vamos aqui apresentar.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Vinagre ou sumo de limão
  • Camarão
  1. 1

    Antes de começar é necessário verificar se o camarão está cozido. O camarão cru tem uma cor acinzentada, ao passo que o camarão cozido é vermelho e a sua carne tem um aspeto rosado.

  2. 2

    Depois dessa importante verificação, coloque os camarões em um recipiente, de modo que fiquem cobertos por água. De seguida, adicione vinagre. Adicione 1 dl de vinagre por cada 1,5 kg de camarão. Ao invés do vinagre poderá também utilizar sumo de limão. Deixe os camarões em repouso deste modo durante cerca de 15 minutos.

  3. 3

    No fim deste tempo, estamos prontos para começar. Segure o camarão entre o seu dedo polegar e o indicador da mão esquerda. Coloque os mesmos dedos da mão direita no ponto macio entre a cabeça e o corpo do camarão, onde nota uma consistência diferente. Arranque a cabeça e descarte. Não se preocupe se se soltarem sucos do interior do animal.

  4. 4

    Continue a segurar o camarão do mesmo modo e com o polegar e indicador da mão direita, deslize pelo corpo do animal e arranque as pernas, salientes e visíveis na parte de baixo. Descarte e prossiga para a cauda.

  5. 5

    A cauda é bastante rígida, e por isso, num movimento firme, torça lateralmente esta secção, até que se solte. Descarte e prossiga para o corpo.

  6. 6

    Nesta fase, basta que deslize os dedos pela parte ventral do organismo e separe gentilmente as cascas de exosqueleto da carne.

  7. 7

    Se desejar, pode ainda retirar a tripa, um veio preto ou verde-escuro, que muito dizem dar mais sabor ao prato. Se desejar faze-lo, segure o animal sob água fria corrente e retire a tripa pelo dorso com as pontas dos dedos.

  8. 8

    Et voilá, a sua iguaria está pronta a ser servida, ou inclusa em qualquer prato simples ou requintado, para si ou seus convidados, com a certeza de providenciar sempre um sabor inigualável.

Dicas e AVISOS
  • O marisco pode ser causar reacções alérgicas graves. Fale com seu médico antes de consumir.
Comentários
blog comments powered by Disqus