» Casa » Como descobrir o cpf pelo nome: saiba mais

Como descobrir o cpf pelo nome: saiba mais

Galeria
Como descobrir o cpf pelo nome: saiba mais

O CPF é um dos principais documentos do cidadão brasileiro. O Cadastro de Pessoa Física corresponde a um número de 11 dígitos que representa a inscrição da pessoa junto à Receita Federal. Todo contribuinte deve ter obrigatoriamente um registro de inscrição no CPF. O número de inscrição é único e intransferível.

O cartão do CPF é o documento físico que comprova a inscrição junto ao órgão responsável. Mesmo em caso de perda, o número do documento permanece inalterado. Apesar de em tese sua posse não ser obrigatória, o CPF é imprescindível para diversas atividades, como tirar passaporte, abrir conta em bancos, efetuar matrículas em instituições de ensino, entre outras. Qualquer cidadão brasileiro pode solicitar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física, inclusive recém-nascidos. Através do CPF é possível então obter acesso a inúmeras facilidades.

Muitas pessoas se perguntam se é possível obter o número do CPF, tendo apenas o nome completo do contribuinte. Em via de regra geral, a resposta para essa pergunta é “não”. Através do site da Receita Federal é possível obter informações referentes ao CPF do contribuinte, como sua situação cadastral, por exemplo, mas para isso é estritamente necessário informar o número de inscrição. Só é possível obter o número do CPF com o nome completo da pessoa se tivermos acesso a um banco de dados que mescle essas informações. Isso ocorre em prestadoras de serviços e instituições financeiras. Mas vale ressaltar que essas informações são de caráter confidencial e revelá-las sem autorização expressa configura crime.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A situação cadastral do CPF representa o status de validade da inscrição. O CPF pode estar regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo. Dados cadastrais incorretos na base da Receita Federal e pendências fiscais podem levar o CPF a uma situação cadastral irregular.

  2. 2

    Para efetuar a consulta da validade do documento e sua situação cadastral, basta acessar o site da receita federal. No menu de Cadastro, opte pela opção CPF e situação cadastral. Informe o número de sua inscrição, preencha o filtro anti-spam e pressione o botão consultar. Na tela será exibida uma assinatura digital, que corresponde à situação cadastral do contribuinte.

  3. 3

    Para quem ainda não tem o documento e deseja fazê-lo, basta procurar um posto de atendimento conveniado (agência dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica) ou efetuar a solicitação pela página oficial na internet da Receita Federal. Para maiores de 16 anos é necessário documento de identificação, que conste data de nascimento, nome completo e naturalidade. Para maiores de 18 anos e pessoas com idade inferior aos 70 anos é necessário também a apresentação do título de eleitor.

Comentários
blog comments powered by Disqus