» Casa » Como descobrir o renavam pela placa: saiba mais

Como descobrir o renavam pela placa: saiba mais

Galeria
Como descobrir o renavam pela placa: saiba mais

O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores e é um sistema que cobre todo Brasil que tem por finalidade fornecer informações sobre aquele determinado veículo e, além disso, a fiscalização desse registro cabe ao DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O RENAVAM é um número composto de 8 dígitos e se encontra no canto superior esquerdo do documento de cada veículo e quando não se tem o documento para verificar você poderá saber através da placa do automóvel. Para mais informações de como fazer isso siga abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se o automóvel for seu pegue o documento dele e olhe na parte superior esquerda, pois lá consta o número do RENAVAM e além deste número contém também o seu nome, seu CPF e demais dados relevantes sobre o veículo como cor, ano, espécie e outros.

    Caso tenha perdido o documento é necessário ter o número da placa em mãos ou qualquer outra declaração que prove que você é o proprietário de fato e de direito daquele veículo, reúna então todos seus documentos e compareça ao DETRAN de sua cidade, pois somente este órgão tem o poder de fiscalizar e a competência de descobrir o RENAVAM de seu automóvel e demais informações que precisar. Depois de ir até esse órgão ele solicitará provas de que você realmente é o proprietário e, em seguida, passará a informação sobre o número de seu RENAVAM e poderá ainda expedir uma segunda cópia do documento.

  2. 2

    Em caso de perda de documentos relevantes como o de um automóvel ou até mesmo do RG ou CPF faça imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, pois se trata de um documento de suma importância e que geralmente é um objeto de roubo ou furto e é muito visado por ser muito difícil de provar o verdadeiro possuidor de tal documento.

    Vale ressaltar que o RENAVAM é uma maneira do Estado controlar se seu veículo está em dia, pois assim como uma casa, você será cobrado pelo imposto e IPVA obrigatório anualmente do automóvel e qualquer inadimplemento acarretará inúmeros problemas a você como até mesmo a apreensão do mesmo.

  3. 3

    Dessa maneira, seguindo as dicas acima será possível e simples de descobrir o RENAVAM de seu veículo desde que você tenha declarações que prove que você é possuidor da posse direta do automotor, pois somente pode ter informações de suma importância como esta o fiel proprietário do bem e ninguém além deste.

Comentários
blog comments powered by Disqus