» Hobby » Artes e Entretenimento » Como desenhar mangá passo a passo

Como desenhar mangá passo a passo

Galeria
Como desenhar mangá passo a passo

Muito populares em todo o mundo, os mangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa que possuem um estilo particular e peculiar de desenhos, estrutura e temáticas.
Apesar de parecer uma arte moderna e atual, os mangás são feitos no Japão a décadas relatando um pouco de sua história e cultura a cada narrativa. Em geral, possuírem histórias voltadas para o místico e o surreal, envolvendo anjos, demônios, monstros, magias e até mesmo religião em sua composição.
Quanto ao estilo de desenho, podemos identificar o estilo mangá por ter traços mais leves (muitas vezes a boca e o nariz são representados por pequenos riscos ou pontos. Há alguns casos que estes elementos nem estão presentes nos personagens, como é o caso dos mangás voltados para o público infantil). Merecem destaque os olhos e os cabelos dos personagens, uma vez que são características marcantes dessa arte. O exagero neste dois elementos é evitando (olhos sempre grandes e com brilho e cabelos coloridos com cortes peculiares) fazendo com que os personagens das histórias sejam sempre únicos e ganhem o carisma do público.
Veja abaixo um tutorial passo a passo de como desenhar mangá e mais informações a respeito desse estilo. Ao contrário doque muitos pensam, o estilo mangá não é um tipo de desenho que pode ser realizado "a olho", ou seja, não é algo que possa ser executado com perfeição sem o uso das técnicas apropriadas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para quem deseja desenhar um mangá, o primeiro passo é ser um conhecedor desta técnicas, são métodos simples que podem ser desenvolvidos com o auxílio de compassos e réguas (com o tempo o uso desses materiais se torna menor ou desnecessário).
    Comece o desenho efetuando um círculo no centro da folha, ele corresponderá ao crânio do personagem, então faça-o do tamanho que você deseja que o rosto de seu personagem fique.
    Em seguida, utilize a régua para traçar um risco dividindo-o me 4 partes iguais. Tanto os riscos como o círculo são somente "orientadores" para que você consiga obter a proporcionalidade em seu desenho, são apenas uma base, contudo estes devem ser traçados suavemente no papel para que possam ser apagados posteriormente.


  2. 2

    O segundo passo é criar a estrutura do rosto e aplicar detalhes a esta. Para isso trace os traços correspondentes ao queixo do personagem utilizando o círculo como base.
    Orientando-se pela linha horizontal que você traçou no círculo, efetue o desenho dos globos oculares do personagem. Na linha vertical posicione a boca e o nariz (você poderá utilizar a imagem de um desenho mangá já pronto para utilizar como referência.
    Trace uma linha mais forte sobre os riscos que permanecerão no desenho e apague os que foram utilizados somente para a orientação.
    Desenhe os detalhes dos olhos como: brilho, cílios e sobrancelhas. Por último desenhe as orelhas e o cabelo do personagem.

  3. 3

    Uma vez que o rosto do personagem já foi desenhado esta na hora de desenvolver o desenho do corpo.
    O mesmo procedimento de linhas e círculos de proporcionalidade será usado. Contudo, você deve fazer um círculo grande para a parte dorsal do personagem e círculos menores para as juntas (cotovelos, pulsos, joelhos, ombros e tornozelos) ligue os círculos um ao outro fazendo o uso de linhas formando desta forma os membros superiores e inferiores. Passe um traço mais forte sobre os riscos que permanecerão e apague os traços utilizados para base. Aplique o desenho da roupa sobre o corpo com se fosse um manequim, seguindo o posicionamento do mesmo (você também poderá usar um desenho ou uma foto para usar como referencia no momento do desenho da roupa).
    Esses são os principais passos para se fazer um desenho em mangá, basta segui-los variando poses e adicionando aspecto de movimento e expressão aos personagens, o que você irá adquirir com tempo e prática.

Comentários
blog comments powered by Disqus