» Hobby » Artes e Entretenimento » Como desenhar passo a passo

Como desenhar passo a passo

Galeria
Como desenhar passo a passo

Quem nunca se divertiu desenhando ou se pegou rabiscando uma folha em branco? O desenho faz parte de nós. Estava lá na Idade da Pedra e ainda hoje encontramos representações artísticas envolvendo o desenho em toda a parte. Mas existem pessoas que querem começar a levar isso como um hobby ou ir além almejando se profissionalizar na área. Levando isso em conta, vamos mostrar passo a passo, como começar seus primeiros desenhos.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Lápis preto nº2 ou nº2B
  • Borracha macia
  • Folhas Brancas A4 ou qualquer folha branca aspera
  • Apontador
  1. 1

    Escolha um lugar em sua casa que tenha uma mesa e um horário calmo, no qual você se sinta confortável. Reúna seus materiais e algumas revistas para que as imagens sirvam de referência ou inspiração para seus desenhos.

  2. 2

    Segure o lápis de maneira firme e rabisque o que quiser nas folhas. Entenda seu próprio meio de tracejar, sabendo que não deve segurar o lápis com força. A firmeza está no jeito com que segura, seus traços devem ser calmos, leves. Use essa etapa para entender que quanto mais forte pressionar o lápis, mais escuros os traços sairão. Para o esboço e o desenho os traços não devem ser assim tão fortes, pode dificultar a correção ou mesmo a arte final.

    Passe a rabiscar formas geométricas à mão livre. Não se importe se não são perfeitas, exercite e aproveite para deixar a imaginação fluir um pouco.

  3. 3

    Tenha em mente que tudo na natureza é feito de formas geométricas. Uma habilidade a se treinar é como reconhecer quais formas geométricas formam aquilo que você quer desenhar. Comece por algo simples por exemplo o corpo humano. Um esboço do corpo humano é mais simples pois trabalha com a nossa própria percepção de nós mesmos. Temos intuitivamente conhecimento de nossa geometria.

    Nesse primeiro momento, tratamos de aprender a fazer um esboço do corpo humano, representando-o com formas geométricas. Adiante você pode tentar outras figuras. Comece pela cabeça, não faça um círculo mas sim um ovóide. Ou seja a parte redonda do ovo seria o topo da cabeça e o queixo a parte fina. Um cilindro da forma ao queixo. Logo abaixo uma caixa retangular deitada dará a forma do tórax. Nos cantos superiores da caixa desenho dois círculos, esses são os ombros. Os braços serão cilíndros e para o cotovelo use círculos também.

    O tronco será uma caixa retangular de pé. Para o quadril desenho um triângulo com a ponta para baixo. As pernas seguem o mesmo que os braços. Cilindros ligados por círculos. O pé e a mão você pode desenhar como um trapézio, com a ponta seguindo a linha do dedo médio.

  4. 4

    Após praticar o básico do conhecimento dessas formas, passe a adaptar o traço do esboço para as formas arredondadas do corpo humano. Use imagens ou fotos de pessoas e tente representar suas poses com esse tipo de esboço. Comece por posições mais fáceis como pessoas de pé e de frente. Depois pratique outras posturas.

  5. 5

    Agora que você entendeu o básico da geometria de um corpo humano, pratique esse tipo de esboço e tente enxergar o mesmo em outros objetos e animais. Outro exercício interessante é tentar desenhar apenas observando os objetos. Tenha paciência, provavelmente você não conseguira no primeiro rascunho, exercite a técnica e continue tentando, isso vai aprimorar seu traço.

  6. 6

    Desenhar é uma arte, alguns tem talento natural mas a maioria tem dedicação. Se você quer se profissionalizar existem cursos e livros nos quais você pode se aprofundar.

Dicas e AVISOS
  • Sempre tenha referências para seus desenhos. Isto é, veja imagens, estude outros desenho e representações daquilo que você quer desenhar.
  • Nunca desista ou se entregue a frustração.
  • Se você quer se profissionalizar se dedique e pratique bastante. Tire o prazer dos desafios e não apenas do trabalho pronto.
  • Pratique sempre e não desanime. O treino é o segredo dessa arte.
  • Quando não estiver conseguindo desenhar algo, procure entender como outro artísta o fez e então encontre seu meio.
Comentários
blog comments powered by Disqus