» Hobby » Artes e Entretenimento » Como Desenhar Rostos Passo a Passo

Como Desenhar Rostos Passo a Passo

Galeria
Como Desenhar Rostos Passo a Passo

A arte de desenhar é uma paixão que parece permear todas as sociedades humanas, e com as histórias em quadrinhos, essa paixão só se fez crescer. O interesse em lições de desenho sempre permanece e para você que gosta de quadrinhos e de criar personagens ou caracterizar histórias, nós temos algumas dicas interessantes. No caso do desenho de pessoas, é preciso ter um bom conhecimento de anatomia e fisiologia humana, que vem com o estudo e desenvolvimento; mas, algo muito importante que pode caracterizar as personagens de HQs é o rosto. Será através dele que o leitor irá compreender os sentimentos da personagem e suas expressões. Mas antes de chegarmos a esse ponto particular das emoções, vamos aprender os passos para se desenhar um rosto básico.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Borracha macia.
  • Lápis preto nº2 ou nº2B aquele ao qual seu traço se adequar melhor.
  • Apontador.
  • Folhas Brancas A4 ou qualquer folha branca aspera.
  1. 1

    Existem muitas formas de desenhar um rosto, assim como muitos ângulos. Para iniciar, você precisa aprender a desenhar o rosto frontal e lateralmente. As variações e perspectivas vêm com o treino e aprimoramento. Vamos começar pelo rosto frontal.
    Procure fazer todos esses desenhos a mão livre, já que de início você irá exercitar. Para arte final ou para detalhes mais precisos, você pode usar réguas e outras ferramentas, mas exercitando a mão livre inicialmente, você não cria vícios com elas e ainda aprimora sua coordenação motora.
    Desenhe um ovo. Divida-o ao meio e depois em quatro partes horizontalmente. Essa é a marcação do rosto. Os olhos ficam no meio do rosto e seguem uma métrica particular, a distância entre eles é a mesma medida de um olho, e será do tamanho do nariz.
    Para o nariz, faça um círculo ladeado por dois círculos menores, isso serve para te guiar na hora de fazer o arredondado do nariz e as narinas. A boca vem logo abaixo, lembrando que devemos definir menos a boca masculina, com poucos traços. Já a boca feminina deve ser feita com mais detalhes sempre, mas não de forma exagerada.
    As orelhas começam na mesma altura que a sobrancelha e terminam na altura do nariz. A raiz do cabelo começa no primeiro traço horizontal que divide a cabeça.

  2. 2

    Para um rosto lateral, desenhe um ovo com a linha vertical passando em uma das laterais, essa linha demarca a face do personagem. Depois faça um ovóide mais circunferencial, ou seja, menos alongado, para definir a cabeça. Ele deve fazer uma intersecção com o ovo inicial. Nesse caso, você deve tomar cuidado com a posição dos olhos, pois totalmente de lado nós só vemos um olho da personagem e podemos desenhá-lo como um triângulo deitado bem próximo da linha vertical. A orelha segue a mesma métrica mas agora é ligeiramente inclinada para trás, enquanto o nariz é quase um triângulo.

  3. 3

    Geralmente os traços masculinos são mais angulosos e retos e os traços femininos são curvos, com queixo arredondado e rosto mais fino. Esse, no entanto, é um rosto básico, pois as características vão mudar de acordo com o personagem. Após terminar seus primeiros esboços, tente mudar o ângulo do rosto e note que, tendo seus relevos particulares, o rosto tem o jeito certo de ser sombreado.

Dicas e AVISOS
  • Pratique bastante, o exercício o permitirá dominar a técnica. Tente usar fotos de pessoas como referências e não se fruste, use para melhorar a cada traço.
  • Existem bons cursos de desenho a preços acessíveis. Se você quer se profissionalizar, invista tempo e dinheiro em si e em sua arte.
Comentários
blog comments powered by Disqus