» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como desentupir o ouvido

Como desentupir o ouvido

Galeria
Como desentupir o ouvido

São várias as razões que podem provocar o entupimento dos ouvidos. É uma sensação aborrecida e que incomoda bastante. No entanto, existem várias dicas que podem ser usadas para o descongestionamento dos canais auriculares. A primeira coisa a fazer é identificar a causa para tal congestionamento; e depois poderá recorrer a um dos vários métodos apresentados aqui. Ou então, caso isso não o incomode, esperar calmamente que o ouvido desentupa sozinho e naturalmente.

Por isso, aprenda algumas dicas e truques para desentupir os ouvidos. No entanto, lembre-se de que estas sugestões não são cem por cento eficazes, uma vez que podem não resultar todas as vezes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se a razão do entupimento do seu ouvido for cera, então deverá fazer o seguinte: misture 3 colheres de sopa de água oxigenada com 3 colheres de sopa de água morna e mexa muito bem. Com um conta-gotas, pingue a solução no ouvido entupido e deixe ficar assim durante cerca de 10 minutos. Depois, coloque uma bola de algodão no ouvido e deite-se sobre esse lado. A sujeira vai assim sair com a ação da gravidade. No final, limpe o ouvido com um cotonete.

  2. 2

    Ao andar de avião, é comum os ouvidos ficarem entupidos devido à mudança de pressão. Para os desentupir, deve proceder da seguinte forma: boceje, para que a obstrução seja aliviada; masque uma chiclete durante ou após o voo; ou então, tape o nariz com a mão e force o ar nas narinas.

  3. 3

    Se tem os ouvidos obstruídos devido à gripe, pode recorrer a medicamentos específicos para o desentupimento nasal, que têm o mesmo efeito no ouvido. Abrir muito a boca, bocejando ou movendo o maxilar inferior, ajuda também a desobstruir o canal auricular congestionado.

    O mesmo se passa em caso de sinusite. Pode ainda recorrer a uma compressa quente para escoar o muco que provoca a obstrução dos canais.

  4. 4

    Tomar banho na praia ou na piscina provoca muitas vezes o entupimento dos ouvidos por causa da água. Para os desentupir deve-se fazer o seguinte: vá ao chuveiro e deixe entrar mais um pouco de água no ouvido infetado. Depois vire a cabeça para o outro lado e deixe que, com a ação da gravidade, a água escorra.

Dicas e AVISOS
  • Não recorra nunca a estas dicas se tiver um trauma na cabeça. Se isso acontecer, consulte imediatamente o seu médico. Deve-se também pedir ajuda especializada se o seu ouvido continuar entupido durante vários dias em seguida.
Comentários
blog comments powered by Disqus