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Como diferenciar comunicação empresarial interna de externa

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Como diferenciar comunicação empresarial interna de externa

Nos dias de hoje é importante para as empresas que desejam sobreviver no mercado dialogar com os seus públicos. Podemos dividir os públicos de interesse, ou stakeholders, das organizações em duas grandes categorias : interno e externo. Nesse artigo vamos explicar de forma didática qual a principal diferença entre os dois e o porquê uma empresa deve prestar atenção às necessidades do público.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma equipe de profissionais qualificados com formação em Jornalismo, Publicidade e Marketing de preferência com especialização em Comunicação Empresarial.
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    A Comunicação Interna são ações de comunicação e marketing voltadas para dentro da empresa. Essas atividades visam conscientizar funcionários e prestadores de serviço da identidade organizacional para que a prestação de serviços seja condizente com aquilo que é apresentado na mídia.

    Ter seus funcionários como aliados é importante porque eles funcionam como porta-vozes da empresa. Muitos consumidores antes de comprar um produto perguntam a um amigo como funciona a empresa em que ele trabalha. Além disso hoje em dia existe uma disputa por profissionais qualificados que caso sejam maltratados podem querer trabalhar no seu concorrente.

    Existem muitos veículos de comunicação interna como jornal, rádio, tv, e intranet que auxiliam as empresas a dialogar com seus funcionários. Esses instrumentos devem estar alinhados com a política da empresa.

    Para que a Comunicação Interna tenha resultados a empresa deve criar um canal para ouvir sugestões e reclamações dos funcionários e analisar essas informações para melhorar o ambiente de trabalho.

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    A Comunicação Externa trabalha com a opinião pública, consumidores, órgãos públicos e fornecedores. Todos devem receber uma atenção de acordo com suas necessidades. Muitas empresas cometem o erro de se comunicar com o público externo apenas nos momentos de crise, o correto é criar um laço de confiança para amenizar os impactos nos momentos de turbulência.

    A Comunicação externa vai muito além da assessoria de imprensa ou de campanhas publicitárias. Hoje em dia além de manter um site institucional atualizado, monitar as mídias sociais é obrigação

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    É fundamental que as políticas divulgadas pela Comunicação Interna e Externa sejam de fato aplicadas. Tanto funcionários quanto o público externo não são inocentes e conseguem identificar facilmente uma mentira. Isso é muito ruim para a organização que perde credibilidade.

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    A Empresa precisa sempre criar um sistema de mensuração de resultados para checar se o plano de Comunicação está surtindo resultados.

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