» Tecnologia » Software » Como digitar simbolos

Como digitar simbolos

Galeria
Como digitar simbolos

Segundo o dicionário Michaelis, símbolo ( do grego symbolon ) é qualquer coisa usada para representar outra qualquer, e no caso de símbolos para digitação não é diferente, Por exemplo, se deseja mostrar que um certo número está sendo multiplicado por ele mesmo, basta utilizar o símbolo x², onde x é o número utilizado. Nesse texto você vai aprender como digitar símbolos em seu editor de texto.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com algum editor de texto pré instalado.
  1. 1

    Execute o programa de editoração de texto previamente instalado em seu computador. Devido ao extenso número de símbolos existentes, o teclado de nenhum PC ( computador pessoal ) possui teclas específicas para inserção de símbolos, então é essencial a criação de um documento do Word, pertencente ao pacote Office da Microsoft, ou outros tipos, como o Writer, programa integrante do LibreOffice; o que importa é que o programa tenha uma gama grande de recursos de edição. O Bloco de notas – ou Notepad – é muito reduzido de opções e, portanto, não possui o recursos de inserção de símbolos.

  2. 2

    Escolha a opção “Inserir símbolo” da barra de menus do seu editor de texto. Geralmente ela fica na parte superior da tela, abaixo da barra de título do editor. Na barra de menus consta outras opções de edição como Ferramentas, Formatar, etc. e entre elas está Inserir. Clique nessa opção e depois escolha Símbolo ou Caractere especial: ambos são válidos. Ao clicar abrirá uma nova janela contendo um rol de símbolos de vários origens.

  3. 3

    Escolha e clique no símbolo que deseja exibir em seu documento. Em grande parte das janelas que são abertas para inserção de símbolo, existem duas opções que facilitam a busca dos símbolos: a fonte de texto usada no documento e o subconjunto do símbolo, isto é, a que classe de símbolo ele pertence. Se, por exemplo, deseja inserir o símbolo pi ( ∏ ), escolha a fonte a ser utilizada – Times New Roman é um tipo – e depois escolha o subconjunto Operadores numéricos. Ao localizá-lo, basta clicar em cima do seu símbolo ∏ e clicar em OK. Automaticamente o símbolo será inserido onde o cursor estiver. Existem subconjuntos como Formas geométricas, Setas, Arábico, entre outros. Aproveite as opções e bom trabalho!

Dicas e AVISOS
  • Cuidado ao inserir símbolos em seu texto: pode ser que seu leitor não possua o conhecimento de interpretar tal símbolo, sendo aconselhável explicar por extenso o que deseja expor.
  • O Bloco de notas, apesar de ser uma alternativa viável ao se lidar com documentos, não possui a opção de inserir símbolo ou digitar símbolo em seus recursos. Ele apenas aceita a colagem de símbolos.
Comentários
blog comments powered by Disqus