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Como dirigir sem medo

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Como dirigir sem medo

A prática de dirigir automóveis é comum na maioria dos países do mundo. Os jovens aguardam ansiosamente o momento de poder pegar o carro e usufruir da liberdade de movimento que o veiculo proporciona. Mas, uma parcela das pessoas não aprende a dirigir ou desiste do volante por algum tipo de fobia que as impede de dirigir tranquilamente.

O medo de dirigir automóveis é comum e afeta homens e mulheres de diversas idades. Algumas razões para o medo são traumas anteriores, agressividade do trânsito, perda de alguém próximo em acidente de trânsito, aprendizagem inadequada, entre outras.

A maioria das pessoas acredita que a fobia de direção é um trauma irreversível mas existem profissionais da área da psicologia que podem resolver a questão com o tratamento adequado. Uma atitude que deve ser tomada pela pessoa que tem medo de dirigir é aceitar o problema e procurar ajuda especializada a fim de minimizar ou solucionar o trauma.
Algumas dicas são valiosas na hora de perder o medo do volante. Siga as orientações para amenizar ou resolver de vez o problema.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É essencial a ajuda de profissionais e, neste caso, se deve buscar um instrutor qualificado para aulas de direção, além de psicólogo especializado para acabar com o medo de dirigir. Esses dois profissionais são a chave para iniciar a solução do problema.

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    Comece com pequenos movimentos como, por exemplo, tirar e colocar o carro dentro da garagem diversas vezes até sentir confiança, depois passe a dirigir em locais calmos, sem muitos veículos, por pequenos períodos e se possível com a companhia de alguém que lhe passe confiança.

  3. 3

    Mantenha-se sempre calmo e tente não fazer nada apressadamente ou nervosamente, Lembre-se do que aprendeu na auto-escola para reações tranqüilas. Evite locais e situações que gerem ansiedade.

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    Pratique sempre para diminuir a ansiedade e os sintomas que aparecem com o medo como taquicardia, boca seca, sudorese, ânsia de vômito. Se os sintomas aparecerem tente não se preocupar e siga adiante que eles tendem a diminuir.

  5. 5

    Defina objetivos para cumprir, trace metas, faça listas. Podem ser alguns quarteirões, um passeio no bairro, ida ao supermercado. Cumpra as tarefas no prazo programado e quando a confiança aumentar passe para outros desafios maiores.

  6. 6

    Não se preocupe com o que outras pessoas estão pensando sobre você ou se estão te julgando, mantenha a sua atenção no que está fazendo e siga seu ritmo. Tentar provar algo para os outros só irá aumentar a ansiedade.

  7. 7

    Exercícios físicos são eficientes para tudo, inclusive para auxiliar no tratamento do medo de dirigir. O exercício físico libera endorfina que atua na melhora da tremedeira que surge com a ansiedade. Exercícios de concentração como Ioga também são eficazes no auxilio ao tratamento.

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