» Família » Bem-Estar da Família » Como dirigir um carro: confira dicas

Como dirigir um carro: confira dicas

Galeria
Como dirigir um carro: confira dicas

Hoje em dia, ter um carro é o sonho de muitas pessoas que desejam se livrar de vez do caos do transporte público e ter mais independência na hora de se locomover pelas ruas da cidade. Além de proporcionar mais conforto, um carro também pode ajudá-lo (a) a chegar com mais rapidez ao seu destino, pois com ele você mesmo (a) pode traçar a melhor rota e economizar um bom tempo em seu deslocamento.

Com as facilidades de crédito que estão sendo oferecidas pelas montadoras nos últimos tempos, esse sonho tem se tornado realidade para cada vez mais pessoas, pois hoje é possível financiar um carro sem entrada em várias vezes, com uma taxa de juros que cabe no orçamento de grande parte da população.

Porém, para se dirigir um carro no Brasil, é necessário que você faça aulas teóricas e práticas para obter a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas nem sempre, ter a habilitação é sinônimo de saber dirigir. Por esse motivo, nos passos abaixo você irá encontrar algumas dicas de como dirigir um carro que lhe ajudarão a rodar com mais tranquilidade pelas ruas e estradas do país.

Instruções
  1. 1

    Antes de sair com o carro, verifique a condição dos pneus, da lataria e do veículo em geral. Caso os pneus estejam vazios, passe em um posto para calibrá-los. Ao entrar no veículo, lembre-se de ajustar a posição do banco, assim como os espelhos retrovisores que devem lhe fornecer o máximo de visibilidade da parte traseira do veículo para evitar acidentes.

  2. 2

    Para arrancar o veículo, pressione a embreagem até o fundo e engate a primeira marcha do veículo. Verifique os espelhos retrovisores para saber se não há carros vindo em sua direção ou pedestres em seu caminho. Solte levemente a embreagem e ao mesmo tempo, pressione o acelerador do veículo devagar até que ele comece a andar. Se estiver estacionado, não se esqueça de ligar a seta para indicar a sua intenção de sair.

  3. 3

    A medida em que o veículo for ganhando velocidade, troque as marchas para que o motor possa desenvolver maior potência. Para isso, basta pressionar a embreagem e mover a alavanca de câmbio do veículo. Quando for necessário reduzir a velocidade, reduza a marcha seguindo mesmo processo e utilize também o pedal de freio para que o veículo perca impulso rapidamente.

  4. 4

    Ao fazer uma curva, reduza a velocidade e não se esqueça de ligar a seta, sinalizando a sua intenção de virar. Sempre olhe para os lados para verificar se não há outros veículos na rua e que possam colidir com o seu ao fazer a curva.

Dicas e AVISOS
  • Respeite sempre os limites de velocidade e a sinalização nas rodovias. A grande maioria das mortes no trânsito é causada pela imprudência dos condutores e o excesso de velocidade.
  • Quando estiver ao volante, evite distrações como falar ao celular, trocar a faixa do CD do carro, acender um cigarro ou retocar a maquiagem. A maior parte dos acidentes ocorre em uma fração de segundo em que o condutor não estava prestando atenção na rodovia.
Comentários
blog comments powered by Disqus