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Como dirigir uma empresa

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Como dirigir uma empresa

Esta pergunta pode se tornar um grande livro. Mas a intenção aqui é demonstrar a você, de um modo prático e conciso, que não é um bicho de sete cabeças tocar uma empresa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Independente do ramo ou do porte, toda empresa precisa começar por algum lugar. Uma ideia, uma visão, um nicho pouco explorado, uma necessidade, enfim, uma pessoa, ou grupo de pessoas, em sintonia para fazer a diferença nas suas vidas, com a certeza de que nenhuma empresa abre esperando o fracasso.

    O segredo para dirigir uma empresa é desenvolver as divisões de função e a hierarquia antes de abrir a empresa. Mesmo que seja uma microempresa, com apenas você de funcionário e patrão, esteja certo de que cada função terá que ser administrado em seu tempo, então você terá que fazer as vendas, a propaganda, o financeiro, o administrativo e o pós-venda. Engana-se quem acha que ser empresário é fácil, pois mesmo sozinho, se você não dividir o que será feito em que parte do dia ou da semana, alguma área será negligenciada por sua falta de organização, e a bola de neve só cresce, levando você a ser forçado a contratar alguém ou terceirizar para sobreviver. E lembre-se, ninguém sabe tudo! Não ache que você pode cuidar de todos os aspectos de uma empresa sem capacitação. Leia revistar, faça cursos e cuide para aprender este importante tópico que é a liderança.

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    Agora, se sua empresa começa com sócios e funcionários, você precisará saber DELEGAR e LIDERAR para crescer e vencer no mundo empreendedor, pois caso você delegue funções mas não consiga se desprender de cada setor para deixar seus sócios ou colaboradores fazerem seus serviços, você terá prolemas de administração e liderança em muito pouco tempo.

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    Agora, com sua empresa já andando, seus funcionários fazendo seus deveres, e você cuidando de tudo, ainda terá um fator-chave para o sucesso: Lidar com pessoas. Não adianta apenas delegar funções, é preciso motivar, inspirar e ajudar seus funcionários a trabalharem bem, em um ambiente amigável e saudável, a fim de poder liderar pelo respeito e não por medo.

    A liderança por medo gera insatisfação e um alto "turn over", que significa a rotatividade de funcionários acima do normal para o seu ramo de atividade.

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    Concluindo, lidere como gostaria de ser liderado, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, e busque em seus clientes a motivação para continuar vendendo o que você vende.

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