» Hobby » Esportes » Como domar um cavalo

Como domar um cavalo

Galeria
Como domar um cavalo

Hoje em dia a técnica mais usada para domar um cavalo é a denominada Horsemanship. Esta técnica parte do princípio de que o homem se deve colocar no lugar do cavalo, tentando perceber a sua forma de pensar e de agir.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A idéia por trás da Horsemanship como técnica para domar um cavalo é que as ações mandar de obedecer sejam substituídas por sugestões que são aceitas pelo animal como tal. O objetivo é que o cavalo entenda o que lhe é pedido sem medo, violência nem punição injusta. O trabalho de domação é assim visto como um trabalho conjunto entre homem e animal.
    Esta técnica para domar cavalos desenvolveu-se através de estudos comportamentais e análises de cavalos selvagens, e pode ser utilizada em cavalos de qualquer idade e características. No entanto e mais eficaz se for desenvolvida quando os cavalos ainda estão na fase juvenil (potros).
    Os estudos provam que domar um cavalo através da técnica do Horsemanship é mais dócil, mais calmo, mais facilmente faz aquilo que lhe é pedido, e gosta de trabalhar em conjunto com o cavaleiro.
    Quando o cavalo é para uso em competições, esta técnica para o domar pode revelar-se muito eficaz; o animal sente-se parte responsável no processo e sente-se feliz por ganhar e esforça-se para isso.
    A palavra-chave nesta forma de domar um cavalo é a comunicação. Comunicação entre homem e animal, e conseguir que se entendam mutuamente, sem necessidade de impor ou restringir nada.
    A idéia é aproveitar os instintos do cavalo, a sua maneira de ser, e estabelecer uma verdadeira relação de cooperação e confiança, formando assim uma equipa em que cavalo e cavaleiro se tornam um só.
    O reforço é uma das idéias chave desta técnica. Sempre que uma tarefa pedida pelo treinador ao cavalo é executada de forma correta, este deve fornecer ao animal um sinal de reforço positivo, como uma recompensa em forma de alimento.
    Em conclusão, este pode ser um método mais lento que o tradicional método de domar pela força, mas com paciência, calma, e doçura, alcançam-se resultados que compensam todo o esforço. Além disso, contribui-se para a formação de uma relação cavalo-cavaleiro que é muito mais forte do que a do tradicional tratador-domado, e muito mais significativa. E lembre-se que tudo o que transmitir para o seu cavalo ele vai sentir. Se transmitir confiança ele será confiante, se transmitir agressividade ele será agressivo também.

Comentários
blog comments powered by Disqus