» Hobby » Cultura e Sociedade » Como é divulgado o resultado das eleições

Como é divulgado o resultado das eleições

Galeria
Como é divulgado o resultado das eleições

No brasil vivemos em uma democracia, ou seja, o povo escolhe seus representantes através do voto. Votar é um ato de cidadania e requer responsabilidade na escolha de seus candidatos. No Brasil, existem alguns órgãos responsáveis por fiscalizar, organizar, julgar caso necessário e realizar as eleições. Estes órgãos são em âmbito federal ou tribunal superior eleitoral, que fiscaliza irregularidades e julga crimes eleitorais de candidatos a âmbito nacional. Existem os tribunais regionais eleitorais, que fiscalizam e julgam crimes eleitorais em âmbito estadual e municipal. Essas instituições são órgãos públicos, ou seja, ligados diretamente ao governo e são os responsáveis pela eleição. Lembrando que no nosso país o voto é direto,obrigatório e secreto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Após toda a elaboração da eleição, de fiscalizado os candidatos, de recebimento junto ao tre e tse de suas inscrições, os tribunais escolhem em cada comarca pessoas aleatoriamente para trabalharem no dia da eleição, lembrando que este trabalho é obrigatório. Feito isto tudo, a eleição está pronta, mas nem todos votam. O voto é facultativo para maiores de 70 anos, menores de 18 anos, conscritos e analfabetos. Cada voto é igual, independente de condição financeira, raça, cor ou sexo. Lembrando que se você não puder votar, pode justificar após a eleição e se ficar 3 turnos sem votar, tem seu título de eleitor suspenso, o que gera alguns problemas.

  2. 2

    A apuração começa imediatamente no término da eleição, como temos um sistema avançado que são as urnas eletrônicas conseguimos ter esses resultados em pouco tempo, tornando nossa apuração uma das mais rápidas do mundo e com menor chance de inflações. As urnas possuem um cartão de memória, como se fosse um pen-drive, ali gravam todos os votos que foram realizados, após o termino das eleições são levadas a um sistema montado pelos tribunais em cada região para que sejam computados. Após colocarem os votos no sistema, o computador fará todo o resto, fazendo as estatísticas e porcentagens em cada região, mostrando quem ganhou em cada região, com quantos porcentos e afins. Em poucas horas sabemos quem foram os eleitos pelo povo, normalmente quando se atinge 97% de apuração, as vezes até antes dependendo da distância para o segundo candidato, em caso de nenhum dos candidatos terem atingido mais que 50% dos votos, é feito um segundo turno com os dois primeiros candidatos mais votados no primeiro turno, este turno tem os mesmos processos e afins do primeiro, exceto pelo fato de só se poder escolher aqueles dois candidatos mais votados no primeiro.

Comentários
blog comments powered by Disqus