» Dinheiro » Como Economizar Luz

Como Economizar Luz

Galeria
Como economizar luz

A conta de energia elétrica costuma ser a grande vilã na maioria dos lares brasileiros. Com o preço da energia cada vez mais alto, torna-se necessário procurar maneiras de economizar energia para que a conta não seja um verdadeiro terror no fim do mês!

Muitas pessoas se perguntam: afinal, como economizar luz em casa de uma maneira realmente eficiente? Bem, existem centenas de maneiras de fazer economia quando o assunto é energia elétrica. A maior parte são atitudes simples e a mudança de hábitos do dia a dia, que podem fazer uma enorme diferença na conta quando chegar o fim do mês!

Agora, você irá conhecer maneiras de como economizar luz em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar que você frequente. Seguindo essas dicas você ainda ajuda o meio ambiente de muitas maneiras!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Apague as luzes quando não houver ninguém: apesar de parecer uma dica boba, muitas pessoas pecam ao deixar luzes acesas sem necessidade em suas casas. Ao sair do quarto, deixar a cozinha ou mesmo sair de casa, muitas vezes esquecemos lâmpadas acesas sem nenhum tipo de necessidade e isso contribui para o aumento da conta de luz no fim do mês. Caso seja difícil lembrar, instale um daqueles sensores de presença, que podem ser encontrados com facilidade em qualquer casa de materiais para iluminação. Assim as luzes só ficarão acesas quando alguém estiver no ambiente.

  2. 2

    Não use lâmpadas incandescentes ou halógenas: essas lâmpadas, apesar de serem mais baratas, são um verdadeiro prejuízo quando o assunto é como economiza luz. Elas gastam muita energia e tem um tempo de vida útil muito curto, queimando com facilidade. O ideal é que você sempre use lâmpadas fluorescentes, que gastam pouca energia e ainda possuem uma vida útil quase 10 vezes superior a das incandescentes. Também existe uma nova tecnologia que está chegando no mercado com força total, o LED, que consome pouquíssima energia e dura 10 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes, com elas, a diferença em sua conta será nítida!

  3. 3

    Desligue eletrodomésticos que não estejam em uso: mesmo em modo “stand by”, eletrodomésticos e eletroeletrônicos conectados a tomada consomem energia. Portanto, quando não estiver usando o micro-ondas, a TV ou o rádio, por exemplo, retire-os da tomada!

  4. 4

    Reduza o tempo no chuveiro: com certeza o chuveiro é o grande vilão da conta de luz. Como consome muita energia o ideal é que você procure diminuir ao máximo o tempo de seus banhos. Além disso, sempre que possível, utilize-o na posição “verão” ou “morno”, assim a economia será grande!

  5. 5

    Economize ao lavar e passar: ligar a lavadora ou o ferro para uma pequena quantidade de roupas várias vezes durante o mês é um grande desperdício de energia! Deixe que se acumule uma quantidade boa de roupas para realizar esse serviço e faça-o de uma só vez. Assim, você economiza energia ao lavar, já que usa toda a capacidade de sua lavadora e também ao passar, já que liga o ferro somente uma vez para ter roupas sempre perfeitas! Siga essas dicas e veja como sua conta certamente irá diminuir no fim do mês! Boa sorte!

Comentários
blog comments powered by Disqus