» Tecnologia » Software » Como editar fotos

Como editar fotos

Galeria
Como editar fotos

Com a invenção da máquina fotográfica, as pessoas passaram a registrar momentos marcantes de sua vida, fotografando desde grandes acontecimentos, até situações mais comuns ou inusitadas. Ao longo dos anos, as técnicas de captura de imagem foram se aprimorando, fazendo assim surgir cada vez mais fotografias profissionais, de uso jornalístico, e artístico, surgindo então as primeiras edições fotográficas. Com técnicas cada vez mais avançadas, surgiram as máquinas digitais, permitindo que fotografar se tornasse algo comum, e até mesmo um hobby para várias pessoas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tanto no uso publicitário, editorial, ou mesmo de diversão, as fotografias muitas vezes acabam não saindo como o esperado, por motivos de iluminação, ambiente, ou descuido. Problemas de olhos vermelhos, reflexo, e cores embaçadas, são comuns de aparecer em fotos, principalmente nas amadoras. Para resolver estes problemas, existem diversos programas de edição de imagens, desde os de uso profissional de edição de fotos, aos mais simples para ajustes básicos de cor e luz.

  2. 2

    Na hora de editar uma foto, precisa-se ter o cuidado de não exagerar nas modificações. Manipular uma imagem é muito comum em trabalhos artísticos e publicitários, mas quando a intenção é ter uma foto realística, onde a manipulação não deve ser perceptível, deve-se apenas aplicar as devidas correções nos problemas encontrados na imagem. O programa mais utilizado para estas edições de fotografias, principalmente no uso profissional, é o Photoshop, mas existem também programas gratuitos, como por exemplo, o PhotoScape, que é muito utilizado por usuários amadores.

  3. 3

    Independente do programa que você utilizará, os principais itens que devem ser levados em consideração na hora de editar uma foto, é o brilho, a saturação e o contraste da imagem. O brilho é a quantidade de luz que tem na foto; o contraste é o nível de separação entre a luz e a sombra da imagem; já a saturação é a intensidade de tom das cores da fotografia. Dentro dos programas existem várias ferramentas para realizar o ajuste destes itens, tanto individualmente, quanto balanceando um com o outro. No Photoshop, uma das ferramentas de balanço de cor, é a ferramenta “Levels (níveis)”.

  4. 4

    Assim como os ajustes de cor e luz devem ser feitos sem exageros, correções no corpo e pele das pessoas também precisam ser feitos com cuidado, para não tirar a realidade da imagem. Pequenas intervenções digitais para remover espinhas, suavizar rugas, ou mesmo definir silhuetas, podem ser aplicados desde que não deixem a imagem artificial.

Comentários
blog comments powered by Disqus