» Família » Educação dos Filhos » Como elaborar projetos escolares de inglês

Como elaborar projetos escolares de inglês

Galeria
Como elaborar projetos escolares de inglês

Quando temos um trabalho escolar para fazer, geralmente aumenta a preocupação, principalmente quando é preciso fazer uma pesquisa detalhada e se tem que saber como organizar as ideias para não deixar o trabalho confuso. Tudo se complica ainda mais, aparentemente, quando é preciso tudo isso numa língua estrangeira, como a Língua Inglesa.
No entanto, não há razão para preocupações exageradas. Claro que o conhecimento na Língua Estrangeira é importante e fundamental, mas existem muitos recursos a utilizar para facilitar o trabalho. Recorde-se que o uso da Língua Inglesa, como língua mundialmente falada e utilizada nas mais variadas áreas de conhecimento, é desde logo motivação extra para a realização de um projecto escolar.
Depois, saber o tema e o que se precisa para realizar a pesquisa é o primeiro passo. Normalmente, o trabalho tem linhas orientadoras para facilitar o processo. Depois, munido de um bom dicionário/enciclopédia, quer em papel (jornais e revistas que se encontram nos quiosques em inglês) quer através da Internet, inicia-se o trabalho propriamente dito.
Quando garantir o número de informação de que precisa para dar corpo ao projecto, leia-a toda, anotando ou sublinhando aquela que considerar mais importante. Não ceda a facilitismos. Se ocorrer alguma dúvida vocabular ou contextual, não deixe de utilizar os recursos que tem ao seu dispor para se esclarecer.
Para que o trabalho fique bem organizado e mais prático de fazer, divida-o em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Se o projecto pedido na Língua Estrangeira, nomeadamente em Inglês, obedecer em regra a uma determinada estrutura formal padronizada, familiarize-se com ela e aplique-a.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando temos um trabalho escolar para fazer, geralmente aumenta a preocupação, principalmente quando é preciso fazer uma pesquisa detalhada e se tem que saber como organizar as ideias para não deixar o trabalho confuso.

  2. 2

    Na Introdução apresente o tema e diga no que o trabalho consiste, caso o projecto exija a estrutura mais aplicada.


  3. 3

    O desenvolvimento é o corpo principal do seu texto, onde será colocada toda a informação relevante que foi pesquisada. É necessário prestar especial atenção à estrutura frásica e à coerência do seu enunciado em inglês. Será melhor optar por frases e/ou estruturas gramaticais simples, se não tiver muita segurança na construção discursiva. Dessa forma, a organização do seu texto sairá aprimorada.

  4. 4

    Finalmente, na conclusão, escreverá sobre as suas próprias conclusões acerca da informação estudada e exporá tudo o que aprendeu sobre o tema apresentado na introdução do seu projecto.
    Na parte final do trabalho refira a bibliografia utilizada e todas as fontes de informação a que recorreu.

  5. 5

    A título de conselho, nunca esqueça que o seu projecto tem um tema específico, pelo que é nele que deve estar focado sempre. Evite devaneios e informações paralelas que distraiam a atenção do seu leitor ou espectador do real objectivo do seu trabalho.
    Finalmente, para ter a certeza de que o trabalho está mesmo pronto, releia todas as partes. Se for necessário peça a uma terceira pessoa, a quem atribua qualidade e capacidade para o fazer, uma leitura de revisão. Muitas vezes habituamo-nos de tal forma ao texto que escrevemos, que nos abstraímos dos nossos próprios erros.

Comentários
blog comments powered by Disqus