» Família » Educação dos Filhos » Como elaborar projetos escolares de sustentabilidade

Como elaborar projetos escolares de sustentabilidade

Galeria
Como elaborar projetos escolares de sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que está bastante em voga na atualidade, dessa forma, se torna imprescindível levar este conhecimento às crianças e adolescentes, para discussão e inclusão de tarefas interdisciplinares que objetivem ingressá-los na importância da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, através do conceito de sustentabilidade. Um projeto escolar é a melhor forma de se obter esses resultados, pois, aproxima a comunidade da escola, amplia a visão dos alunos e da comunidade e socializa determinada questão, por isso, um projeto sempre deve ser pensado como uma forma de interação que visa trazer conhecimentos, de diversas formas, para certa comunidade.
Com isto, um projeto escolar destinado à sustentabilidade deve ser destinado à preocupação da construção de cidadãos preocupados com o seu meio ambiente, fazendo reflexões e propondo ações para superar a crise em que se encontra o meio ambiente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É necessário, antes de tudo pensar cada quesito da estrutura e da prática de ensino do projeto, portanto, para ser criado deverá, primeiramente, ser analisado o público-alvo e, portanto, devem ser delimitados seus fins para serem criados seus passos, que são os seguintes:

    1) Identificação do Projeto – Nome da escola, dos coordenadores, dos professores envolvidos e das turmas ao qual é destinado.
    2) Problemática – O que o projeto pretende abordar para solucionar. O problema,
    3) Justificativa – Dizer o motivo da pretensão de existência.
    4) Objetivo Geral
    5) Objetivo Específico
    6) Conteúdos que serão abordados ao longo do projeto
    7) Disciplinas que estarão envolvidas
    8) Metodologia – Como as atividades serão exploradas durante a realização do projeto.
    9) Cronograma – Devem ser determinadas cada atividade do programa, dia, hora/aula.
    10) Recursos que serão utilizados – Todos os materiais que serão utilizados devem ser mencionados. É interessante buscar materiais interessantes aos alunos, como DVDs, CDs, sons, livros educacionais ambientais, papel, cartolina (para montagem de cartazes), tinta, lápis e materiais para brincadeiras, entre outros.
    11) E por fim, a socialização do projeto – A divulgação do projeto pode ser feita por meio de blogs (o programa cria um blog exclusivamente para o projeto e suas atividades na comunidade e na escola), jornais e murais (fotos dão o realce).

    O conceito de meio ambiente e outros temas relacionados à sustentabilidade precisam ser reavivados na educação do aluno, desta forma, os conteúdos e objetivos do projeto, bem como, a sua metodologia devem prestar atenção ao público direcionado para uma efetiva implementação do projeto.

Comentários
blog comments powered by Disqus