» Família » Educação dos Filhos » Como elaborar projetos escolares para creche

Como elaborar projetos escolares para creche

Galeria
Como elaborar projetos escolares para creche

Você poderá trabalhar com projeto escolar sobre alimentação. Este projeto é essencial para o bem estar das crianças que ficam em creches o dia todo.
O aumento de crianças obesas hoje em dia com relação há vinte anos atrás é algo preocupante e muitos pais devem se perguntar: como lidar com a obesidade dos filhos? Como falar sobre alimentação saudável em casa se na creche os filhos vêem os amiguinhos comendo guloseimas?
A saída para o problema da má alimentação está no ambiente escolar que, como um local de sociabilização pode conscientizar e informar melhor as crianças sobre o que de fato elas estão comendo. Pensando nessa questão segue abaixo uma sugestão de projeto interdisciplinar de construção da pirâmide alimentar voltado para a educação infantil. É possível envolver todas as salas nesse projeto e mobilizar professores e alunos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Dividir a pirâmide alimentar por tipos de alimentos:

    - gorduras, óleos e doces (consumo restrito)
    - derivados de leite, carnes, leguminosas e sementes (2 a 3 porções diárias)
    - legumes, verduras e frutas (2 a 5 porções diárias)
    - pães e cereias (4 a 7 porções diárias)

  2. 2

    Separar os assuntos que serão trabalhados por salas/níveis, por exemplo:

    Nas salas de crianças mais grandinhas (a partir de quatro anos) é possível selecionar os tipos de alimentos presentes em cada parte da pirâmide alimentar e trabalhar com a questão dos nutrientes presentes em cada grupos de alimentos.
    É possível trabalhar com a questão do porquê comemos carnes (hábito que vem dos europeus, que por morarem em locais frios precisavam da gordura animal se aquecerem; falar da questão de como os índios brasileiros comiam pouca carne, pois viviam em harmonia com a natureza e respeitavam as épocas de caça). Falar sobre o consumo dos cereais no Brasil, um dos maiores produtores de cereias, onde a maior parte do produto vai para a engorda de animais bovinos e suínos.

    Esta é uma Reportagem: “Deveríamos paras de comer carne?”
    http://super.abril.com.br/mundo-animal/deveriamos-parar-comer-carne-442851.shtml

  3. 3

    Depois das conversas sobre os tipos de alimentos, nas aulas de Artes é possível elaborar uma pirâmide alimentar com materiais do tipo: cartolina, recortes de jornais e revistas e outros materiais que o professor considerar pertinente. Depois de terminado o trabalho, vale a pena pensar em deixá-lo exposto no mural da creche.

  4. 4

    Depois de elaborada a pirâmide estabeleça um desafio paras as turmas: um dia na semana trazerem lanches saudáveis. Nada de salgadinhos e doces, só vale levar frutas, pão integral com um recheio nutritivo, suquinhos de soja com sabor, ou algum outro alimento que não esteja no topo da pirâmide!


Comentários
blog comments powered by Disqus