» Família » Educação dos Filhos » Como elaborar projetos escolares sobre leitura

Como elaborar projetos escolares sobre leitura

Galeria
Como elaborar projetos escolares sobre leitura

A cada dia mais pessoas trocam um bom livro pela televisão ou pela internet. Somos a cada dia que passa, pessoas mais ocupadas que esquecemos o que é pegar um bom livro e sermos outra pessoa ou vivermos em um outro mundo por apenas algumas horas.
Não faltam livros sobre os mais variados temas e assuntos, só é preciso achar um em que você se identifique com a história e acredite por alguns momento que está em um outro mundo.
A magia é você esquecer da sua realidade por um momento e ser transportado para um novo mundo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • livro
  • alguns momentos
  1. 1

    Para começar devemos primeiro escolher um titulo, isso varia muito para cada tipo de público, mas o ideal é pegar algo de leitura leve e atual, ou então uma história que interesse o leitor. Nada é pior do que se ler um livro do qual não se está gostando.
    Escolhendo o titulo, o próximo passo é definir como o projeto será feito, novamente isso varia da idade da turma, mas algumas sugestões são: apresentar uma peça de teatro sobre alguma parte da obra, relacionar a obra com algo atual ou com algum contexto histórico. No caso de livros de fantasia podemos tentar ver o que o autor quis dizer com aquela história, o que ele quis passar, em que isso melhorou ou não sua vida.
    O maior obstáculo é o aluno criar gosto pela leitura, passado essa etapa, ele mesmo irá buscar novos livros, por isso uma opção é oferecer diversas sugestões de livros para a turma e as que escolherem o mesmo formam um grupo, ou então esse grupo pode debater sobre o livro e apresentar para o restante da turma.
    Nunca force ninguém a continuar lendo algo que não está gostando, pois assim ele pegará ódio pela leitura, se ele não gostar de nenhum dos livros propostos, deixe que escolha qualquer outro e depois apresente para o restante da tuma porque não gostou do titulo sugerido e o porque da escolha do outro.
    Tudo isso torna o projeto escolar mais dinâmico e interessante para o aluno.
    A grande dica é o livro ser interessante a ponto do aluno desgrudar da televisão e internet e ele ler e fazer o trabalho sem perceber que está fazendo isso, para tornar o projeto ainda mais interessante o professor pode relacionar o livro com outras matérias, assim o aluno aprende mais.

Dicas e AVISOS
  • procure titulos que sejam interessantes para seu público
Comentários
blog comments powered by Disqus