» Família » Educação dos Filhos » Como elaborar projetos escolares sobre reciclagem

Como elaborar projetos escolares sobre reciclagem

Galeria
Como elaborar projetos escolares sobre reciclagem

Uma das temáticas recorrentes na atualidade é a necessidade de se pensar em um desenvolvimento sustentável e de se educar as pessoas para a forma nociva como alguns materiais sinteticos são lançados na natureza. Dessa forma uma boa alternativa para essa conscientização é procurar a elaboração de projetos escolares que trabalhem o tema e alertem os alunos para os danos do lixo na sociedade atual.
Primeiramente, é preciso que o aluno tome consciência do quanto o lixo é nocivo; para tanto, pode-se utilizar exemplos que o aluno possa relacionar com fatos que muitas vezes ele vê, mas às vezes não sabe que são causados pelo lixo. Como por exemplo, pode-se mostrar para o aluno a forma como simples sacolas plásticas podem entupir bueiros e causar enchentes. Uma boa dica é mostrar para os alunos o tempo que cada material leva para se desfazer na natureza. Assim, seria interessante que se montassem painéis ou cartazes em cartolina que mostrassem uma tabela desses materiais e o que eles podem causar se jogados diretamente na natureza, além do tempo que levarão para se acabar.
Outra possibilidade é trabalhar de forma diferente com cada material. Inicialmente seria interessante que se buscasse reaproveitar alguns materiais que de forma diferente seriam descartados diretamente em lixões. As garrafas PET, por exemplo, são muito bem reaproveitadas e de muitas formas diferentes. Basta fazer uma pequena pesquisa e o professor encontrará varias possibilidades de se reaproveitar esse material que vão desde coisas muito simples como um porta escovas de dente, ou bonecas, carrinhos e podem chegar até objetos sofisticados como sofás e vassouras. Encontre algo fácil de fazer e proponha uma atividade prática, onde os alunos procurem o próprio material e trabalhe com ele.
Mais uma forma de conscientização é mostrar objetos como garrafas e pneus podem causar, de forma indireta, epidemias como a dengue, pois acumulam água em época de chuva e assim servem de criadouros para mosquitos. Materiais como pneus por exemplo quando queimados geram fumaças tóxicas que são extremamente prejudiciais para a saúde. Assim a principal função de um projeto que aborde o tema é mostrar o real prejuízo desses materiais para a sociedade, e também mostrar meios de ser atenuar essa situação.

Instruções
  1. 1

    Procure elaborar um projeto que conscientize por meio de amostras práticas de como o lixo pode ser nocivo à sociedade. Mostre alternativas para a reutilização de materiais que de outra forma iriam poluir o meio ambiente.

Comentários
blog comments powered by Disqus