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Como elaborar um plano de marketing

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Como elaborar um plano de marketing

O Plano de Marketing tem como objetivo entender as necessidades de determinada área para começar a desenvolver estratégias em torno do Mix de Marketing.

Os conceitos de área podem ser utilizados em diferentes campos e plataformas e são fundamentais para identificar e posicionar ações.

Aprenda neste artigo como elaborar um Plano de Marketing.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Análise Swot

    Essa análise identifica o micro ambiente e o macro ambiente da empresa. No micro ambiente estão as forças e fraquezas. Essas são as questões internas relacionadas diretamente à empresa. No macro ambiente estão as oportunidades e ameaças. Nesse caso não é possível manipular ou mudar, pois trata-se de fatores econômicos, tecnológicos, entre outros.

  2. 2

    Missão, Visão e Valores

    Se a empresa não tiver esses três campos definidos é o profissional de Marketing que os identificará para prosseguir com o plano.

    Missão: é o que a empresa faz no mundo dos negócios, a essência da marca, o DNA determinante.

    Visão: o que a empresa deseja fazer no cenário futuro.

    Valores: determinantes que identificam a posição da empresa no cenário mercadológico.

    Objetivos: a situação atual da empresa e a posição que se pretende chegar.

  3. 3

    Composto de Marketing

    O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.

    Basicamente, trata-se de ter o produto certo, com o preço ideal, distribuído nos locais corretos e com a comunicação apropriada.

    Produto: análise inicial que objetiva o produto, os públicos-alvos e a identidade.

    Preço: etapa que utiliza mecanismos para encontrar o melhor preço, o valor que não é caro e nem barato, mas sim o que o público está disposto a pagar.

    Praça ou Distribuição: são as definições da melhor forma de distribuir o produto na hora e no local certo, por exemplo, um sabonete deve ser distribuído em supermercados ou em lojas de roupas? É viável colocar biquínis nas lojas no inverno ou no verão?

    Promoção ou Comunicação: embora seja o último elemento é uma das ferramentas principais. Nessa etapa a imagem é fixada. Estratégias como a publicidade, o marketing direto e a propaganda são elaboradas.

  4. 4

    Como conduzir o plano

    Uma importante matriz deixa clara a ideia do Marketing é a PDCA. Sua dinâmica é dividida em um círculo:

    P – Plano
    D – Fazer
    C- Check
    A – Agir outra vez

    O Marketing é um ciclo virtuoso que repara os erros. Você inicia o plano, coloca em prática, utiliza mecanismos para checar se houve feedback por pesquisas, pós vendas, sistemas, entre outros e age novamente para aplicar as melhorias necessárias.

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