» Dinheiro » Carreiras » Como elaborar um projeto

Como elaborar um projeto

Galeria
Como elaborar um projeto

Projeto é um plano, um esboço de um empreendimento futuro. Existem projetos de pesquisa, nos quais se esclarece quais serão os métodos e resultados esperados de determinada pesquisa; de intervenção, a fim de apresentar futuras ações para modificar alguma rotima adotada atualmente; de ensino, onde se planeja os métodos, recursos, temas e técnicas e serem utilizadas durante um determinado período de tempo em uma instituição de ensino, etc; mas todos têm traços semelhantes chamados pontos estruturais (titulo, introdução, problema\questão, objetivos, metodologia e cronograma de atividades) que serão abordados nesse texto baseado nos estudos do professor Luiz Brant, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Bons estudos!

Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com conexão com a internet.
  1. 1

    Esboce o objetivo, onde deseja chegar com esse projeto. Definir seu destino é essencial para guiar todo o projeto e esse objetivo deve ser o mais claro, completo e direto possível.

    Por exemplo, se quer traçar o perfil epidemiológico de determinada região, o seu objetivo será “traçar o perfil epidemiológico da região da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte\MG, dos anos de 2005 a 2010.”

    Aviso: o objetivo deve ser alcançável, com tempo determinado.

  2. 2

    Redija o projeto a partir da introdução. Na introdução, você deve abordar brevemente o problema ou questão que deseja resolver – seja breve e busque fontes confiáveis para fundamentar o propósito de seu projeto. Nessa parte também deve constar a opinião dos autores sobre tal fato abordado, mas evitando dar exemplos.

  3. 3

    Escreva o problema ou questão a ser resolvida. Nesse item, descreva o foco do projeto. Se for um projeto de pesquisa, mostre qual é a questão norteadora, qual dúvida deseja responder e socializar; já se for um projeto de intervenção, mostre qual é o problema, como e quando ocorre, seus significados diretos e subjetivos e qualquer outro detalhe que facilitará a visualização do problema\questão.

  4. 4

    Mencione sua metodologia de trabalho. Aqui você irá mostrar o como fazer, ou seja, o caminho escolhido para se chegar ao objetivo. A descrição deve ser completa e clara dos procedimentos a serem adotados e seus respectivos apoios teóricos, porém o mais breve possível.

    Principalmente em projetos de pesquisa, o campo da metodologia merece uma atenção especial pois será a partir dela que a comunidade científica avaliará se seus resultados podem ser validados como conhecimento socializável, com provas o suficiente para ser considerado verdadeiro.

  5. 5

    Organize e faça uma tabela com cronograma de atividades. Essa tabela deve demonstrar o tempo necessário para a realização do projeto, em suas várias etapas. Geralmente quando se faz um projeto, ele é apresentado à pessoas para possível aprovação, deixar um cronograma plausível e realizável pode ser item obrigatório para sua aprovação. Cuidado com essa parte!

  6. 6

    Dê um título. Agora que já tem uma perspectiva geral de seu projeto, está apto para lhe dar um título suficientemente longo para abarcar toda a situação e estrategicamente breve para despertar interesse. Bom trabalho!

Dicas e AVISOS
  • O grupo para elaborar o projeto deve ser heterogêneo (pessoas advindas de diversas áreas) e semelhante (ter objetivos em comum).
  • Para um projeto ser bem sucedido, é primordial que não se faça sozinho: chame amigos, professores, profissionais da área para enriquecer e melhorar seu projeto.
Comentários
blog comments powered by Disqus