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Como elaborar um relatório

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Como elaborar um relatório

Um relatório é um texto tripartido que visa apresentar de forma clara e pertinente os resultados de uma atividade em curso ou que tenha sido desenvolvida por determinado indivíduo ou instituição. Atualmente, empresas e estabelecimentos de ensino recorrem frequentemente a este método para complementar ou avaliar o impacto de determinada ação, de modo a fazer um balanço entre expectativas e resultados práticos.
Embora obedeça a um modelo padronizado, o relatório pode sofrer algumas alterações estruturais de acordo com a finalidade ou a entidade destinatária, sendo que a sua complexidade varia também de acordo com o tema tratado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Comece por estruturar o seu relatório e definir o seu o objeto sobre o qual incidirá o conteúdo. Ao definir os tópicos que irá apresentar e desenvolver no documento escrito, você conseguirá organizar as suas ideias e abordá-las por ordem hierárquica de importância.
    O relatório é composto por três partes principais (introdução, desenvolvimento e conclusão), pelo que deverá esquematizar os assuntos com relação a cada um desses blocos estruturantes.

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    A introdução deve ser breve e clara e enunciar o tema, objetivos e métodos utilizados para o estudo de que trata o relatório. Evite uma abordagem inicial longa ou complexa que possa fazer com que o leitor perca o interesse rapidamente.

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    O desenvolvimento ou corpo do relatório deve conter as teses, informações e apreciações relativas ao tema em causa, sendo estas explicitadas de forma clara e contribuíndo com novas perspectivas de abordagem. Deve igualmente focar as atividades e tarefas desenvolvidas durante determinado projeto ou ação que envolve o objeto do relatório.

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    Sendo um resumo dos pontos abordados no corpo do relatório, a conclusão deve abandonar o modelo descritivo e ter um cunho essencialmente analítico. No contexto das questões focadas no texto, é mais relevante e produtivo destacar resultados e propôr alternativas do que referir os problemas e obstáculos analisados anteriormente por si só.

Dicas e AVISOS
  • Para complementar o texto e auxiliar na interpretação de determinados resultados, recorra a gráficos, tabelas e outros dados quantitativos que ilustrem as suas premissas. Além de ser mais facilmente compreensível, a apresentação de números concretos tende a ser mais valorizada pela entidade a quem se destina do que os princípios teóricos apresentados no formato textual.
  • Por ser um documento específico, o relatório deve equilibrar o emprego da terminologia técnica e da linguagem comum / popular. Tenha também atenção ao uso de siglas e abreviaturas, à concordância gramatical e ao emprego de frases compostas longas.
  • Cuide da apresentação: limpeza e formatação gráfica equilibrada são duas chaves de sucesso na estética do seu documento.
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