» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como elaborar uma introdução

Como elaborar uma introdução

Galeria
Como elaborar uma introdução

Escrever é difícil. Mas a prática ajuda a tornar esse ato mais fácil. Ao longo desse artigo serão apresentadas formas de se escrever a introdução de um texto.

Instruções
  1. 1

    Depois de alguns anos, várias pessoas sofrendo na hora de escrever, acabaram descobrindo uma fórmula para ajudar. Necessariamente, antes de escrever, mesmo que seja uma mensagem de celular, um comentário no facebook, uma monografia, uma reportagem, é preciso fazer a seguinte pergunta "Quem irá ler o meu texto?", delimitando o seu público fica mais fácil pensar em como escrever.

  2. 2

    O importante agora é você imaginar que ele nunca leu sobre o assunto, ou seja, apresente seu assunto para o leitor como se ele fosse um leigo. Cuidado para não ser muito redundante.

  3. 3

    Não fique preso a muitas explicações, seja breve. Tente apresentar o assunto de forma objetiva.

  4. 4

    Agora você deve está confuso, e se indagando "qual será o tamanho do texto?" , pense em um parágrafo. Por quê? Vive-se em uma sociedade em que a pressa é inimiga da economia. Não há tempo para ler, mas tem tempo para ganhar dinheiro. Seu leitor quer uma informação precisa, objetiva. Dessa forma, sua introdução se concluirá em um parágrafo. Agora, as frases, ou seja, a formação do parágrafo.

  5. 5

    A primeira frase é o resumo do assunto, de forma breve. Um exemplo: O Brasil vive uma ampliação da democracia cultural. Em poucas palavras foi situado que o texto fará uma análise sobre o acesso da população brasileira aos movimentos artísticos: música, teatro, dança, artes visuais etc.

  6. 6

    Na segunda e na terceira frase explique a fase anterior. Coloque exemplos e os explique. Continuando o exemplo assim; "O Brasil vive uma ampliação da democracia cultural. O teatro, a música, a dança e as artes visuais estão, a cada dia, mais presentes na vida dos brasileiros. O motivo dessa mudança pode ser explicado pelas seguintes consequências; aumento do poder aquisitivo, aumento do grau de escolaridade e ampliação nos investimentos culturais feitos pelo governo.”

  7. 7

    Seguindo esses parâmetros você apresentou o tema, explicou e exemplificou o seu ponto de vista. Agora falta terminar essa ideia.Terminando o texto, conclua seu pensamento inicial. Retome a primeira frase, assim você fechará o assunto. De volta ao exemplo, para melhor visualização; "O Brasil vive uma ampliação da democracia cultural. O teatro, a música, a dança e as artes visuais estão, a cada dia, mais presentes na vida dos brasileiros. O motivo dessa mudança pode ser explicado pelas seguintes consequências; aumento do poder aquisitivo, aumento do grau de escolaridade e ampliação nos investimentos culturais feitos pelo governo. Dessa forma, uma população ativa culturalmente representa uma evolução nos parâmetros sociais e econômicos."

  8. 8

    O parágrafo ficou claro e objetivo. Ser breve e direto ajuda na leitura e na produção de seu texto.

    Lembre-se antes de escrever pense no seu leitor potencial, apresente para ele o seu tema de forma breve e objetiva.
    Um bom texto não é aquele de inúmeras páginas, mas aquele com qualidade, que pensa em seu leitor.

Comentários
blog comments powered by Disqus