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Como elaborar uma proposta comercial

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Como elaborar uma proposta comercial

Vender um produto nem sempre é uma tarefa fácil. No meio do turbilhão de atividades rotineiras, às vezes pode ser bem complicado explicar exatamente o que você faz para o mercado, dependendo do serviço. Ou pior, quando você finalmente explica o que você tem para oferecer, não consegue colocar por escrito, tornando tudo oficial.
Antes da contratação efetiva de alguns serviços, deve ser apresentada uma proposta comercial, para deixar claro o objetivo tanto do cliente, quanto do prestador de serviços, e assim evitar futuras complicações por falta de acordo; a proposta comercial passa a ser um fator de segurança, tanto para você, quanto para quem lhe contratar, além de agregar muito mais credibilidade à imagem da sua empresa.
Por isso, confira nesse artigo dicas de como elaborar uma proposta comercial.

Instruções
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    Comece a proposta fazendo uma pequena introdução do serviço que será realizado. Esta apresentação deverá ser realmente básica, pois o escopo do serviço será melhor explicado posteriormente.
    A seguir, inicie um novo tópico contando um pouco da sua empresa. Comente alguns serviços semelhantes, explicite os resultados que outros clientes já tiveram. Caso sua empresa seja nova e ainda não tenha prestado muitos serviços, explique a vantagem comparativa da sua empresa em relação aos outros players do mercado.
    Comente também sobre outros serviços que podem complementar o que virá ser contratado. Assim, você já estará fazendo a prospecção de um novo negócio.

  2. 2

    Trate agora do projeto em si: defina escopo, isto é, as “partes” do projeto, quais são as condições, prazos, metodologia a ser utilizada (um breve resumo apenas; lembre-se que se você explicar demais o que pretende fazer, ele o cliente pode tentar até fazer por si só) e o preço. Não tenha medo de colocar um preço justo, tanto para você, quanto para ele. Serviços baratos demais passam a imagem de não serem tão bons quanto os mais caros, apesar dessa concepção ser, muitas vezes, equivocada.
    Explique também as condições e meios de pagamento. Se possível, apresente uma espécie de análise de investimento resumida, caso o preço seja elevado. Isso dará mais segurança ao cliente para fechar o negócio. Se o pagamento for parcelado, explicite as parcelas e possíveis juros que elas possam vir a ter, deixando claro quanto o cliente pagará por mês.

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    Feche a sua proposta dizendo que espera poder contribuir com o projeto do cliente. Revise bastante o documento, analise a formatação e gramática e envie.
    Seguindo essas dicas, certamente você estará se diferenciando dos seus concorrentes. Boa sorte e bons negócios!

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