» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como eliminar chulé

Como eliminar chulé

Galeria
Como eliminar chulé

O chulé é resultado da proliferação de bactérias no ambiente quente e úmido na região dos pés. Confira as dicas a seguir de como eliminar este odor tão desagradável.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro a ser tomado quando o objetivo é eliminar o chulé passa por uma higienização completa e efetiva dos pés. É imprescindível lavar bem os pés, de preferência com sabonete que possua propriedades microbicidas, principalmente nas regiões entre os dedos. Seque bem os pés com uma toalha completamente seca e, em locais e dias mais úmidos, faça uso também de um secador de cabelos de modo a manter os pés bem sequinhos. Evite o excesso de cremes para os pés e mantenha as unhas sempre bem aparadas e cortadas, livres de sujeiras.

  2. 2

    Evite o uso constante e diário de sapatos fechados. Sempre que possível, faça uso de sandálias e chinelos, para que o epitélio dos pés entre em contato com ar fresco. Quando for utilizar tênis, sapatênis e sapatos fechados, opte pelo uso concomitante com meias de algodão, sempre limpas e secas. Em hipótese alguma use sapatos úmidos ou com os pés e meias úmidos.

    Caso seja essencial o uso de sapato fechado todos os dias, alterne pelo menos 2 pares de sapatos, deixando-os sempre no sol após o uso e lavando-os pelo menos 1 vez por semana. Neste caso, é também recomendado o uso de talcos e polvilhos antissépticos, de modo a eliminar e minimizar os odores.

  3. 3

    Faça escalda-pés com propriedades bactericidas:

    - Ferva 2 litros de água e depois despeje 2 xícaras de chá de vinagre e suco de 2 limões. Mantenha os pés na mistura por pelo menos 5 minutos, enxaguando em seguida com água corrente e secando bem.

    - Coloque os pés em uma mistura de água fervente, sal grosso e folhas de sálvia. Deixar por 3 minutos e enxaguar em água morna.

    Pelo menos 1 vez por semana, faça uma esfoliação profunda das pés, de modo a remover as células mortas e renovar toda a pele da região.

  4. 4

    Outra excelente dica para minimizar os odores dos pés é colocá-los, após a higienização, em uma bacia com leite de magnésia, massageando bem por alguns minutos. Depois, basta enxaguar com água fria e secar por completo.

  5. 5

    Odores muito fortes pedem um parecer médico. Procure a ajuda de um dermatologista e veja quais as medidas que devem ser adotadas de modo a minimizar o excesso de transpiração dos pés e consequente odor.

Comentários
blog comments powered by Disqus