» Casa » Manutenção Doméstica » Como eliminar odores em roupas

Como eliminar odores em roupas

Galeria
Como eliminar odores em roupas

Gastamos muito do nosso tempo e energia tratando das nossas roupas.
Não há nada mais desagradável que descobrir que a roupa que acabamos de lavar cheira ainda pior que quando estava suja.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O que fazer então para tirar esse cheiro horrível da roupa e o que podemos fazer para evitar que este inconveniente volte a acontecer?
    Para garantir que a sua roupa cheire a lavado ao sair da máquina deve lavá-la de imediato assim que a tire do corpo ou pelo menos colocá-la de molho em água e sabão ou outro detergente para roupa. Desta forma está a evitar que as bactérias responsáveis pelos maus odores se propaguem e também que os resíduos que constituem as nódoas amoleçam e assim seja mais fácil removê-las.
    Nos tecidos sintéticos pode usar uma colher de bicarbonato de sódio na água do último enxágüe.

  2. 2

    Para retirar o mau cheiro da roupa acabada de lavar devemos deixá-la secar ao sol ou engomá-la de forma a retirar-lhe toda a umidade e voltar a lavá-la.
    Embeber um pano em vinagre e esfregá-lo na roupa também pode resultar. Existem no mercado produtos em forma de spray para o efeito e que tornam bastante eficazes.
    No caso de roupas guardadas há muito tempo e que pegam cheiro a mofo podemos agir de duas diferentes formas conforme a constituição do tecido. Nos tecidos resistentes podemos aplicar uma mistura de vinagre branco, sal e suco de limão e em seguida colocar a roupa ao sol. Os tecidos delicados são lavados com leite. As roupas brancas são colocadas de molho em água e água sanitária e as de cor são umedecidas com água e suco de limão. No final as roupas devem ser lavadas em água e sabão.
    Outro truque que pode resultar é borrifar a roupa com vodka, já que o mesmo não deixa cheiro, e colocá-la ao sol para arejar. Devemos no entanto testar numa pequena parte do tecido não visível, de forma a sabermos se a vodka não vai manchar ou danificar o tecido.
    Para evitar que as roupas armazenadas apanhem cheiro a mofo devemos de secá-las bem antes de as guardar, periodicamente devemos lavá-las e colocá-las ao sol.
    Quando as roupas apresentam um cheiro ao suor mesmo depois de lavada podemos colocá-la de molho em água fervente com algumas gotas de limão. Temos de ter o cuidado de verificar se os tecidos em causa podem ser lavados em água quente para evitar que se danifiquem.

Comentários
blog comments powered by Disqus