» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como eliminar traças

Como eliminar traças

Galeria
Como eliminar traças

As traças são uma das mais incómodas e comuns pragas de insetos nas cidades, infestando roupas, tapeçarias, livros ou alimentos armazenados e danificando o nosso vestuário ou contaminando a comida com batérias e fungos. Por causa disso, as pragas de traças devem ser combatidas e eliminadas o mais rapidamente possível.

Existem dois tipos de traças: as prateadas, que encontramos geralmente nos livros; e as da roupa, que encontramos no vestuário e na tapeçaria. No entanto, as formas de combate a ambos os tipos são semelhantes. Por isso, aprenda aqui algumas dicas domésticas de como eliminar traças na sua casa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A melhor forma de não ter que se preocupar com uma praga de traças é tomar algumas medidas de prevenção.

    As traças surgem em ambientes úmidos, com pouca luz ou abafados, com bastante calor. Por isso, procure eliminar tudo o que seja pontos de umidade, principalmente em despensas escuras ou divisões pequenas, assim como possíveis vazamentos de canos.

    Não acumule também jornais e papéis velhos. Se tiver que o fazer, procure locais arejados, limpos e luminosos.

    Limpe a sua casa e móveis do pó com regularidade. Use o aspirador em vez do espanador ou o pano do pó, de preferência.

  2. 2

    No seu armário, quando guarda a roupa, certifique-se de que ela está bem seca. Armazenar roupa úmida e convidar as traças a aparecer.

    Procure lavas a sua roupa com alguma regularidade também, mesmo que não a tenha usado ainda.

  3. 3

    Se mesmo assim tiver uma praga de traças, para a eliminar poderá recorrer a produtos naturais ou químicos.

    A naftalina é o produto tradicional para o combate às traças, mas terá que ter algum cuidado, já que pode provocar problemas nos rins e fígado. Por isso, pode recorrer a outros produtos naturais que têm o mesmo efeito, como as folhas de louro, a alfazema, a pimenta em grão, a lavanda ou raspas de cedro. É só espalhar pelos cantos do armário, da despensa ou junto a livros e papéis e adeus traças.

  4. 4

    Por fim, existe sempre o recurso aos produtos químicos para se ver livre das pragas de traças na sua casa.

    Em qualquer supermercado são vendidos insecticidas que matam as traças, em pó ou spray. É só espalhar nos locais onde avista as regularmente e aguardar um dia. Certifique-se apenas que o produto não deixa manchas ou danifica a sua roupa, quando colocado no armário por exemplo, e tente não borrifá-lo sobre a pele, já que pode causar irritação.

Comentários
blog comments powered by Disqus