» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como embolsar uma parede

Como embolsar uma parede

Galeria
Como embolsar uma parede

Fazer manutenção em casa pode ser mais simples do que sparece. Embolsar uma parede que foi feita depois da obra principal ou mesmo levantar uma mureta na varanda ou na área de serviço tem que ter bom acabamento para que esteja pronta para pintar.

Aprenda a embolsar parede sem mistérios.

Instruções
  1. 1

    Comece preparando a massa para embolsar. Escolha o lugar onde fará a massa, abra o saco de cimento e vire a metade. Pegue uma enxada e abra um círculo central, vá mexendo o cimento seco devagar. Depois coloque a areola (terra preta), mas antes passe a areola pela peneira para separar as pedras.

    Para saber a medida certa da mistura, use traço, como é chamado na construção, 1 de cimento e 3 de areola.

  2. 2

    Misture bem a areola e o cimento misturando com a enxada, até que fique uniforme. Agora abra um buraco no meio até que veja o solo, adicione meio balde de água e puxe a massa de fora para dentro do círculo até formar uma massa cremosa. Se precisar, coloque mais água.

  3. 3

    Ponha água em um balde e com uma trincha (tipo de pincel) que é usada para passar cal, mergulhe no balde e molhe bem a parede que será embolsada. Essa ação é necessária para umedecer o tijolo fazendo com que a massa possa aderir melhor à parede.

  4. 4

    Ponha a massa em um carrinho de mão para que possa levar até o local ou em um balde largo, apropriado para obra. Com a colher de pedreiro, pegue um pouco da massa, mas não encha muito, não deve ficar saindo massa pelas laterais da colher. Incline um pouco a posição da colher, de modo que com distância de aproximadamente 10 centímetros possa jogar na parede. Aplique 10 colheradas e comece a esticar a massa com o lado de fora da colher. Repita até encher toda a parede.

  5. 5

    Aguarde 15 minutos para o tijolo puxar a massa. Pegue uma madeira fina, como se fosse uma ripa, para usar como régua. Passe na parede para tirar o excesso, mas não precisa fazer muita força. Use a madeira para medir a parede e saber se o embolso está regular apoiando na parede como se fosse fazer um X. Se a régua ficar toda colada na parede, então está pronta para o acabamento.

  6. 6

    Faça o acabamento. Molhe um pouco a parede com a trincha, sem encharcar e passe a desempenadeira de madeira até que toda a parede fique lisa.

Dicas e AVISOS
  • Para fazer acabamento camurçado, passe uma esponja na parede após ter alisado.
  • Misture um pouco de areia na massa para melhorar a consistência.
  • Use calçado fechado e luvas para executar o trabalho e evitar cortes e calos nas mãos.
Comentários
blog comments powered by Disqus