» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como emendar fios

Como emendar fios

Galeria
Como emendar fios

Nos dias de hoje, com a competitividade entre as empresas de um mesmo setor, estão ficando cada vez mais comuns os casos em que um produto ou serviço de determinada empresa chega ao seu prazo de validade antes do que deveria. Existem diversos casos nos quais isso ocorre.

Um desses casos, que por sinal é um dos campeões em número de vezes ocorridas, é quando os fios elétricos, sejam eles de luz ou o de telefone de nossas residências, se rompem. Puxar o fio por todo um conduíte dá muito trabalho. Mas para que isso não aconteça quando um fio se arrebentar, podemos emendar as partes do fio rompido. Aqui aprenderemos como fazer isso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Um fio é feito de dois elementos: o plástico, que protege e envolve-o por fora, e o cobre, que conduz a corrente elétrica dentroe dele. Geralmente, um fio se arrebenta pelo desgaste, por um curto circuito, ou porque o material ficou muito exposto á umidade e ao calor, de forma alternada (chuva e sol).

    O que precisamos fazer é pegar as duas pontas de cada fio e, com o auxílio de um alicate de corte (ou, caso não possua, um canivete), arrancar as duas pontas dos fios, apenas na parte de plástico, aquela que fica em volta dos fios. O corte deverá ter um tamanho de 2 cm.

  2. 2

    Você deve puxar o plástico, seja com o alicate de corte ou com o canivete, ou mesmo com uma faca. No entanto, deverá puxar o plástico com muito cuidado enquanto estiver cortando-o, pois se colocar muita força de pressão em volta do fio, com certeza irá romper e cortar o cobre que fica por dentro do fio. Depois de terminar de cortar o plástico, verifique se o cobre não sofreu qualquer tipo de dano. Flexione-o levemente, pois assim poderá verificar se está inteiro. Se o cobre se arrebentar com um movimento, é porque uma parte dele já havia sido rompida no momento do corte do plástico que o envolvia.

  3. 3

    Depois do corte do plástico das pontas, e com as pontas de cobre estando inteiras, você irá fazer a raspagem dos fios de cobre. Para isso, deverá utilizar uma máquina para raspagem de fios, ou, se não possuir, uma faca ou canivete. A raspagem é importante, pois para que os fios se unam e compartilhem a carga elétrica, eles devem ter contato. Para isso, os fios devem ser raspados, para que o verniz que envolve o cobre e impede qualquer coisa de ter contato com ele seja retirado. Una as duas pontas dos fios, entrelaçando-as, e emende-os com uma fila isolante da de cor preta, com no mínimo 3 voltas.

Comentários
blog comments powered by Disqus