» Hobby » Atividades Recreativas » Como empinar bicicleta

Como empinar bicicleta

Galeria
Como empinar bicicleta

Desde crianças queremos sempre adicionar um pouco mais de adrenalina aos esportes que praticamos e isto não é diferente com uma bicicleta. Quando aprendemos a andar de bicicleta, geralmente no início da infância, não temos noção de todas as possibilidades que ela pode nos proporcionar, mas basta crescer um pouquinho para começar a sair por aí aprontando todas com a sua “magrela”.

Alguns tombos são necessários neste aprendizado. Primeiro aprendemos manobras mais simples como as derrapagens e alguns controles com o pedal, em seguida começamos a tentar manobras mais arriscadas como empinar a bike e andar em apenas uma roda, o famoso “manual” que é exatamente a manobra que você irá aprender a fazer neste artigo.

Lembre-se sempre de ter determinação no começo, pois quando você aprender a fazer a manobra corretamente, certamente não vai mais conseguir parar. Para saber como empinar uma bicicleta siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente você deve ter cuidado com a sua segurança. Sempre utilize os equipamentos de proteção antes de começar a tentar manobras com a sua bicicleta como o capacete, cotoveleiras, joelheiras e também luvas para proteger as suas mãos. Certifique-se também que a sua bicicleta está em perfeito estado com os pneus cheios e todos os parafusos bem apertados. Quando tudo estiver ok você já pode começar a praticar.

  2. 2

    Escolha um local plano e longe dos carros para praticar as suas manobras. Se você utiliza uma bicicleta com marchas é recomendável que você comece utilizando a marcha mais “leve” de sua bike (geralmente a primeira) para que não seja exigido muito esforço no início.

  3. 3

    Pegue um pequeno impulso com a bike e dê uma pedalada mais forte com a perna esquerda ao mesmo tempo que puxa o guidão para trás. Você perceberá que a roda dianteira da bicicleta sairá do chão por alguns instantes e isto dependerá da força que você aplicou na pedalada. Pode ser que você leve alguns tombos no princípio até se acostumar a tirar a roda do chão. Repita este movimento constantemente até que você consiga levantar bastante a roda sem se desequilibrar e cair.

  4. 4

    Quando você já estiver conseguindo manter uma boa altura em relação ao chão, poderá começar a dar algumas pedaladas com a roda dianteira empinada. Tome cuidado para não aplicar muita força nos pedais fazendo com que a roda empine muito e seu corpo tombe para trás. Controle a altura utilizando o freio traseiro da bicicleta sempre que notar que seu corpo está indo muito para trás. Pratique até que consiga andar alguns metros com a roda empinada e vá treinando sempre para melhorar cada vez mais a sua manobra.

Dicas e AVISOS
  • Não existe um jeito rápido de aprender a empinar uma bicicleta. É preciso muita prática e dedicação para conseguir executar esta manobra com perfeição.
  • O segredo de se empinar bem a bicicleta é saber controlar a força das pedaladas e também a força do puxão inicial do guidão. Não o puxe com muita força, pois além de poder danificar a bicicleta, dependendo do seu peso, seu corpo pode ser projetado para trás sendo inevitável um tombo.
Comentários
blog comments powered by Disqus