» Dinheiro » Como Encontrar Fontes de Pesquisa Confiáveis

Como Encontrar Fontes de Pesquisa Confiáveis

Galeria
Como encontrar fontes de pesquisa confiáveis

A internet veio para facilitar a vida de estudantes, pesquisadores e curiosos a pesquisar os mais diversos assuntos. O mundo online facilita todo trabalho que antes era feito por buscas a livros e mais livros. Mas durante o desenvolvimento da pesquisa fica complicado saber quais artigos visualizados são realmente corretos e tem credibilidade. Será mesmo que os sites pesquisados são confiáveis?

Uma pesquisa, quando realizada, está em busca de uma verdade sobre determinado assunto. Portanto, logo na primeira busca será possível ver diversos tópicos sobre um mesmo assunto. É preciso desenvolver agora um olhar crítico para analisar as questões que vão sendo apresentadas durante a pesquisa.

Para começo de conversa vamos acabar com o copiar e colar. Isso não vai fazer o seu trabalho e pesquisa maravilhosa. Ao contrário, isso é plágio. Por isso, fontes confiáveis não é tão simples assim para garantir honestidade e respeito ao trabalho desenvolvido.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Fique atento a URL

    Na hora de escolher os sites que irá usar como embasamento do seu trabalho. Por isso, se não conhece nenhum portal que estuda seriamente o assunto, opte por sites terminados em: “.gov”, “.org” ou .edu”. Esse são sites governamentais e tem por obrigação fornecer informações bem ricas e uteis.

  2. 2

    Leia atentamente o conteúdo

    Não é possível que não tenha ouvido falar nada sobre o assunto? Se isso acontecer, leia antes alguma matéria jornalísticas sobre o assunto. Ao fazer a pesquisa será preciso que o artigo faça alguma pontuação sobre o que viu antes. É quase impossível que não consiga identificar durante uma leitura sobre a pobreza no Brasil que o autor não pontue os problemas nas periferias e favelas do país.

    Ao ler mais de um artigo, verá o que é tendência e o que é preciso valorizar em sua pesquisa. Preste atenção, pois é comum os sites fornecerem uma lista de referência de onde foram tiradas as informações que o autor usou. Essas informações podem completar ainda mais sua pesquisa.

  3. 3

    Não fique preso apenas à internet

    Vá a biblioteca e livrarias. Mesmo que não tenha tempo de ficar muito tempo nesses ambientes, ao voltar para a frente do seu computador, com certeza, terá todo o material online disponível para completar seus estudos. Mas não deixe de ir antes a um espaço físico. Sair e conversar com outras pessoas ajuda na hora de buscar credibilidade e conhecimento. Mas na internet, sites de bibliotecas, museus e universidades há muito artigos disponíveis e muito confiáveis.

Comentários
blog comments powered by Disqus