» Família » Como Encontrar o Local Ideal para seu Casamento

Como Encontrar o Local Ideal para seu Casamento

Galeria
Como encontrar local ideal para casamento.

Casamento não é casamento se não tiver uma festa, um bom espaço, um bom bufê. O local a se escolher depende de muitos fatores: se a festa é mais íntima ou para muitas pessoas, em locais abertos e fechados, depende do tipo de celebração e religião dos noivos, algo mais alternativo ou clássico, gosto dos noivos, custo benefício. Em relação ao estilo há diversas vertentes como os vintage, rústico, campestre, conto de fadas, praieiro, coquetel, balada.

O número de convidados é outro fator a ser considerado, pois se o local for muito espaçoso para um número pequeno de convidados e uma cerimônia intimista ficará algo desproporcional e decoração muito vaga e sem agregação. Do contrário, faltará espaço.

Já o horário do acontecimento é o fio condutor para todas as decisões. Casamentos de dia, pro exemplo, requer uma atenção para sombreamentos e proteção do sol. O clima também influência nesse aspecto, não só para eventos pela manhã, tarde ou noite. Por isso é tão trabalhoso encontrar um local ideal, estudá-lo, projetar, alugar os serviços, e organizar a festa no dia.

Dificuldade
Difícil
Instruções
  1. 1

    Defini-se o horário e dia a ser realizado a cerimônia.

  2. 2

    Dependendo do número de convidados, determina-se aproximadamente o tamanho do espaço a ser utilizado.

  3. 3

    Com o horário e a noção do espaço a ser utilizado, realiza-se uma pesquisa de locais para cerimônia fixando suas características, pós e contras (também depende do estilo e vontade dos noivos).

  4. 4

    Espaço de festa: É a opção mais tradicional e completa, visto que, normalmente, no próprio espaço já existe um sistema de bufê, cozinha, móveis e louças. É a opção mais fácil e racionalizada. Entretanto, por conta de festas constantes, o dia escolhido poderá não estar disponível; e se for uma festa para muitos convidados, nem todos os espaços comportam grande quantidade de pessoas.

  5. 5

    Espaço rural (pousada ou sítio): Para casamentos rústicos, com muito verde e realizado em horário tanto diurnos como noturno, esse tipo é uma boa opção. Contudo, dependendo da distância, o acesso poderá ser complicado tendo que realizar um projeto específico só para resolver esse problema, gastando muito mais.

  6. 6

    No restaurante: Para ocasiões mais intimista, com poucas pessoas, e já com sistema de bufê incluindo os próprios garçons e demais profissionais do estabelecimento.

  7. 7

    Na praia: É um sonho de muitos casais pela significação do local, brisa, clima, paisagem. Se molda bem tanto em casamentos mais íntimos estilo luau, ou grandes festas em hotel a beira mar. O contra está na mobilidade dos serviços de cozinha, higiene, estacionamento, quando realizados na areia d apraia. No caso para hotéis abeira mar não tem tanto problema, visto que o local para a festa será na areia e para os serviços serão os próprios do hotel.

Dicas e AVISOS
  • É importante sempre buscar referência de todos os serviços a serem contratados.
  • Em locais fechados é essencial a presença de ar condicionado, climatizadores ou ventiladores.
  • Em casamentos externos opta-se por locais com fácil acesso e vias bem sinalizadas.
  • Terá que ter uma cozinha e estrutura de higiene por perto.
  • Os locais devem ter alvará de funcionamento; laudo do Corpo de Bombeiros; itens de emergência; cumprimento da Lei 11.986, de 16/01/96 e Lei do Silêncio Urbano - PSIU; acesso para deficientes e destino correto do lixo produzido.
Comentários
blog comments powered by Disqus