» Dinheiro » Como Encontrar Trabalho

Como Encontrar Trabalho

Galeria
Como encontrar trabalho: procurando

Para conquistar uma boa vaga do mercado de trabalho ou, em se tratando de profissionais autônomos, conseguir um novo trabalho para ser desenvolvido é uma tarefa, por vezes, cansativa. Mas, à exceção de países que passam por graves crises financeiras e por isso detêm índices alarmantes de desemprego, é possível até escolher onde se quer trabalhar. Evidente que para isso torna-se necessário possuir uma boa dose de conhecimento atrelado à agregação de valor sobre a atividade desenvolvida, seja esta qual for. Em outras palavras, o que as organizações e os clientes de uma forma geral querem é que o candidato a lhe prestar trabalho prove que poderá ser, extremamente, útil para todos os envolvidos no processo de ampliação dos negócios.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Saiba demonstrar suas habilidades e seus domínios no papel. Esse exercício será importante, pois quando se deparar com uma oportunidade de trabalho uma das primeiras perguntas que lhe serão feitas é sobre como pretende contribuir para que a empresa em questão mantenha sua posição ou angarie novos patamares.
    Antes de procurar emprego, também é salutar tentar escrever, para si mesmo, quais são suas expectativas de vida, com o que quer, de fato trabalhar e quais são os fatores que mais lhe motivam a realizar determinada tarefa. Dessa forma, é possível evitar a procura de trabalho em locais indesejados ou iniciar tratativas degastantes com pessoas às quais não se tem qualquer vínculo ideológico.

  2. 2

    Mantenha seu currículo bem atualizado e bem redigido. Afinal, ter domínio sobre a língua materna é obrigação e o mínimo que se espera de um profissional, mesmo que se trate de um segmento no qual pouco contato se tem com as palavras escritas.
    Deter cartas de recomendação também é um importante passo na conquista de novos contatos empregatícios. Seguindo o mesmo raciocínio, não se deve desprezar o famoso "networking", já que há dezenas de casos de pessoas que conseguiram bons trabalhos após estabelecer uma sólida rede de contatos.

  3. 3

    Quando estiver de posse de todos os documentos que podem lhe ser exigidos no momento da contratação e após ter uma boa rede de contatos, não basta ficar esperando o telefone tocar. O ideal é ir à busca de novos empregos e aproveitar para efetuar uma análise sobre as últimas vagas divulgadas. Os meios para isso continuam sendo os classificados presentes nos velhos e eficazes jornais impressos e, mais comumente nos dias atuais, os sites das agências de empregos. Além disso, existem portais na web especializados na recolocação de profissionais dos mais diversos setores. Neste caso, paga-se uma mensalidade para ter acesso a todos os detalhes das vagas disponibilizadas no endereço eletrônico.
    Para os autônomos, também existem sites específicos na rede que realizam a intermediação entre projeto de trabalho e profissionais disponíveis. Esses sites são uma ótima alternativa para web designers, fotógrafos, redatores, desenhistas gráficos, arquitetos, ilustradores, etc.
    Por fim, a rede social de profissionais Linked In também funciona muito bem para todos os profissionais.

Comentários
blog comments powered by Disqus