» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como encontrar uma empresa pelo cnpj

Como encontrar uma empresa pelo cnpj

Galeria
Como encontrar uma empresa pelo cnpj

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais popularmente conhecido como CNPJ, é o cadastro de uma empresa na base de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Através desse cadastro, a SRF mantém um controle das atividades empresariais em todo o território nacional, dos seus rendimentos e das suas contratações, e aplica tributos proporcionais ao seu desenvolvimento previstos em lei.
O CNPJ é composto por uma sequência de 12 números com dois dígitos verificadores no final, totalizando 14 números.
A SRF disponibiliza, em sua página na internet, uma consulta pública ao seu cadastro de pessoas jurídicas. Qualquer cidadão pode realizar a consulta à situação cadastral de uma empresa tendo em mãos apenas o número do cadastro da empresa no CNPJ.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A consulta é muito simples, acesse a página da Secretaria da Receita FederalPosicione o seu mouse na guia “Empresa”, aparecerá um menu. Clique em “Cadastro – CNPJ”.

  2. 2

    A página seguinte trará as informações mais procuradas organizadas em tópicos. Clique no link “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” em "Consultas".

  3. 3

    A página seguinte será a de consulta de CNPJ. No primeiro campo, o cidadão identificará o CNPJ que deseja consultar. Digite o número completo, ou seja, os 14 dígitos nesse campo, sem pontos, sem vírgulas e nem barras. O segundo campo será para verificação de segurança, apenas digite o que é possível ver na imagem ao lado do campo. Caso não consiga visualizar todos os caracteres, clique em “gerar outra imagem”.

  4. 4

    A página seguinte trará o comprovante de inscrição da empresa no CNPJ. Nesse comprovante, estão os dados como razão social, nome fantasia da empresa, endereço cadastrado na SRF da sede da empresa ou da filial no caso de CNPJ de filial, e a situação cadastral da empresa.
    A situação “ATIVA” indica que a empresa está funcionando e apta pela SRF a exercer suas atividades. Situações diversas como “INAPTA” ou “BAIXADA” indicam que a empresa pode não estar mais funcionando ou com alguma pendência junto à SRF.

  5. 5

    Para imprimir a sua consulta, clique no botão “Preparar documento para impressão” no canto inferior direito da página. A consulta será impressa com todas as informações sobre a empresa constando a data em que a consulta foi realizada.

    A consulta pública de CNPJ na página da internet da SRF é uma medida que busca oferecer um pouco mais de segurança ao cidadão consumidor, ou mesmo apenas para que o cidadão encontre uma empresa na qual tem interesse em encontrar.

Comentários
blog comments powered by Disqus