» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como endossar um cheque nominal

Como endossar um cheque nominal

Galeria
Como endossar um cheque nominal

O cheque é uma forma de pagamento muito utilizada por empresas e pessoas físicas e muitas vezes são utilizadas para pagamentos pré-datados, mas pode ser descontado no momento em que é recebido porque para o banco essa pré-data simplesmente não existe, ou seja, o cheque para os bancos é unicamente para pagamentos a vista.

O acordo de cheque pré-datado é apenas entre o emitente e o recebedor do cheque. O cheque nominal, nada mais é do que um cheque preenchido com o nome de quem deve recebê-lo.

O endosso é o ato de passar o cheque nominal para que outra pessoa ou empresa possa utilizar para depósito ou saque dependendo de o cheque ter sido ou não cruzado.

Com o endosso você passa para outra pessoa o direito sobre o documento que no caso é o cheque, portanto, muito cuidado também ao passar um cheque endossado para alguém, da mesma forma que uma pessoa pode ter problemas por receber esse tipo de cheque por motivos já citados, quem passa adiante também pode vir a ter problemas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você recebeu um cheque e ele está nominal à outra pessoa ou empresa peça para quem te entregou o cheque entrar em contato com o nominal do mesmo para que essa pessoa assine atrás do cheque e coloque carimbo da empresa ou o RG se for pessoa física.

  2. 2

    Se você vai repassar um cheque que está nominal à você em caso de pessoa física assine atrás do cheque e coloque o número do seu RG, se for pessoa jurídica coloque o carimbo da empresa com o número do CNPJ e assine atrás do cheque, assim quem receber pode indicar um novo recebedor.

  3. 3

    Observe a data do cheque porque após seis meses da data nele escrita o cheque prescreve e perde o valor, não podendo mais ser sacado ou depositado em conta, então fique atento para não perder a data.

Dicas e AVISOS
  • Existem muitos casos de falsificação de endosso e em muitos deles os cheques foram roubados, extraviados, enfim, não deveriam estar circulando no mercado.
  • Ao endossar o cheque à pessoa a quem ele foi pago deve assinar e identificar-se para que possa então ser indicado um novo recebedor.
  • O cheque endossado se não estiver cruzado pode ser sacado no banco de origem, mas, se estiver cruzado, só poderá ser depositado em conta.
  • Sempre que possível só receba cheques endossados de pessoas ou empresas de inteira confiança.
Comentários
blog comments powered by Disqus